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“Liderança é serviço; é colocar as necessidades da equipe em primeiro lugar” – Carolina Rocha

Carolina Rocha é Gerente de Gente e Gestão do Grupo Salta Educação, com formação em Psicologia pela UFRJ, encontrou sua paixão na gestão de pessoas e no desenvolvimento profissional. Sua experiência inclui atuação em recrutamento, seleção, educação corporativa e business partnering. Hoje, lidera projetos como programas de trainees, clima organizacional e treinamento, impactando positivamente milhares de colaboradores.

Durante a conversa, comentou que liderança é um aprendizado contínuo e multifacetado. “A liderança não exige apenas competências e habilidades, mas também depende muito do liderado”, ressalta. Esse entendimento surge da necessidade de gerir pessoas com perfis e histórias distintas. “Todos os dias eu aprendo algo novo, seja na parte técnica ou no relacionamento interpessoal”, ressalta.

A importância de equilibrar a qualidade com a velocidade. Carolina encoraja sua equipe a sempre “superar a barra” e entregar o melhor possível. Com isso, enfatiza que o maior desafio está no cuidado com as pessoas, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Para ela, liderar significa adaptar-se às necessidades e perfis dos colaboradores. “Não acredito que os liderados devam se moldar ao estilo do líder, mas sim estar junto as demandas da equipe”, afirma.

Ela também destaca a relevância de uma comunicação clara e do feedback constante, muitas vezes em momentos informais como no “cafezinho” ou durante almoços. “Os feedbacks são ferramentas poderosas de crescimento, tanto para os colaboradores quanto para mim como líder”, conclui. Porém, ainda destacou que tem o prazer de ver o desenvolvimento de sua equipe acontecendo. “É gratificante acompanhar essas trajetórias e saber que nosso trabalho contribuiu para essas conquistas”, conta emocionada.

Carolina define o líder como alguém que equilibra duas dimensões: o cuidado pessoal e o cuidado profissional. “Liderança é serviço; é colocar as necessidades da equipe em primeiro lugar”, diz. Finalizando a conversa, a profissional destacou  que um bom líder é aquele que está disposto a adaptar-se às singularidades de cada colaborador e oferecer suporte em todas as etapas do desenvolvimento.

 

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