A promoção de uma palestra sobre saúde feminina pode transformar a vida de milhares de mulheres. O descuido e a desinformação são perigosos e prejudicam o autocuidado e a identificação de doenças e distúrbios.

 

O Boletim Epidemiológico da Saúde da Mulher Brasileira, promovido pelo Ministério da Saúde, aponta que 55% das mortes de mulheres em 2021 seriam reduzidas por ações adequadas de promoção à saúde, prevenção, controle e atenção às doenças. O número assusta, afinal, muitos óbitos poderiam ser evitados apenas com a disseminação de informação.

 

51,5% da população brasileira é composta por mulheres, segundo o IBGE. Assim, mais de metade das pessoas no país é composta pelo público feminino. O cuidado com a saúde da mulher vai além da conscientização geral, pois há questões que ocorrem apenas no corpo biologicamente feminino.

 

De acordo com a Cartilha Saúde da Mulher, organizada pelo Senado Federal, muitas são as doenças que acometem as mulheres, dentre elas:

 

  • câncer de colo de útero;
  • câncer de mama;
  • câncer de cólon e reto;
  • trombose;
  • cistite;
  • endometriose; 
  • osteoporose;
  • vaginite.

 

Para criar um ambiente de escuta e troca de informações, um evento voltado a esse objetivo é uma boa ideia. Continue a leitura para entender como organizar uma palestra sobre saúde feminina, os melhores temas para abordar, palestrantes de referências e dicas!

Temas sobre saúde feminina para sua palestra

As possibilidades de temas para palestra sobre saúde feminina são inúmeras. No entanto, é importante definir um recorte temático para que o evento tenha uma linha clara de abordagem. Separamos aqui quatro assuntos que rendem conversas profundas e muita troca de informação:

  • fatores de risco para a saúde feminina;
  • sinais e sintomas de doenças;
  • hábitos para prevenção e bem-estar;
  • importância do acompanhamento médico.

Entenda cada um desses pontos com mais detalhes a seguir.

Fatores de risco para a saúde feminina

Um estudo da Secretaria da Saúde do Estado de Minas Gerais aponta alguns dos principais fatores de risco para a saúde da mulher, eles são:

  • idade a partir de 50 anos de idade;
  • primeira menstruação antes dos 12 anos;
  • tabagismo;
  • consumo de álcool;
  • sobrepeso ou obesidade;
  • histórico familiar de câncer de mama ou ovário;
  • uso de terapia de reposição hormonal pós-menopausa.

Promover uma palestra sobre esses fatores é democratizar o conhecimento. Para essa abordagem, escolha uma profissional da área da saúde que traga dados e dicas de como criar hábitos para melhorar a saúde e amenizar esses riscos.

Sinais e sintomas de doença

Outro recorte muito interessante é ensinar a audiência a notar sinais e sintomas de doença. Para esse tipo de evento, busque uma palestrante que promova dinâmicas e dicas práticas, assim, as ouvintes levarão o conhecimento adquirido para a rotina.

Alguns dos principais sintomas de problemas na saúde feminina são:

  • nódulos endurecidos;
  • pele da mama avermelhada e com textura incomum;
  • alterações no mamilo;
  • cólicas intensas;
  • menstruação desregulada.

Hábitos para prevenção e bem-estar

Para uma palestra sobre saúde feminina com abordagem mais generalista, ensinar bons hábitos é uma ótima opção. O evento pode começar com dados gerais sobre a saúde feminina e exemplos reais de recuperação por meio de rotina saudável.

Depois disso, é hora de orientar a audiência a seguir uma série de comportamentos benéficos, dentre eles:

  • boa alimentação;
  • prática regular de exercícios físicos;
  • acompanhamento psicológico; 
  • exames laboratoriais em dia;
  • ingestão adequada de suplementos e vitaminas.

Há muitas outras dicas de prevenção para a saúde feminina e elas podem ser abordadas pela palestrante junto a instituição organizadora da palestra.

Importância de acompanhamento médico

Todos sabemos da importância de fazer exames regularmente. No entanto, quando se trata da saúde da mulher, o cuidado vai além dos exames anuais. Um evento que destrincha a “rotina ideal” de acompanhamento médico é valioso.

Outro ponto positivo para essa abordagem é que ela incentiva o diagnóstico precoce. Ele, por sua vez, aumenta as chances de sucesso em tratamentos médicos. 

Algumas das orientações principais são:

  • realização do exame clínico das mamas por profissional da saúde;
  • avaliação e acompanhamento individualizado em casos de histórico na família;
  • visitas anuais a ginecologista;
  • exames laboratoriais e retornos médicos anuais.

Com esses temas, a palestra sobre saúde feminina atinge o objetivo traçado e propõe dicas práticas para as ouvintes. Essa clareza de abordagem é importante, principalmente, em eventos que ocorrem no ambiente de trabalho. Afinal, quando as colaboradoras vêem benefícios no momento oferecido pela empresa, elas valorizam ainda mais a instituição.

Por que falar da saúde da mulher no ambiente corporativo?

Quando o ambiente corporativo promove ações além do trabalho, ele mostra aos colaboradores o valor que a empresa os dá como indivíduos. 

Atualmente, a maioria das instituições conta com muitas mulheres em suas equipes. Dedicar um momento para abordar um assunto tão importante quanto a saúde feminina promove conhecimento, trocas de ideias e incentiva o cuidado com o corpo e a mente das funcionárias.

Palestrantes especialistas em saúde feminina

Para escolher a palestrante ideal para seu evento, conheça um pouco sobre o perfil profissional da pessoa. Confira a seguir alguns dos principais nomes da saúde feminina no Brasil.

Thelma Assis

Thelma Assis é uma palestrante inspiradora, que emociona e motiva o público com sua história de superação. Na faculdade de Medicina, enfrentou disparidades sociais e raciais, mas nunca se deixou abater. 

 

Sua voz ganhou força após vencer o Big Brother Brasil 20, tornando-se a primeira mulher negra a conquistar o título. Thelma utiliza sua visibilidade para falar sobre assuntos sociais, inclusive a medicina. Ela atuou na linha de frente do combate a Covid-19 e é uma voz potente para incentivar o cuidado e hábitos de prevenção para a saúde feminina.

Dra. Mariana Azeredo

Dra. Mariana Azeredo é médica pós-graduada em Medicina de Urgência e Emergência pelo Hospital Istarelita Albert Einstein de São Paulo. Ela atua como médica plantonista de unidades de internação, cuidados intensivos e sala vermelha. 

 

Ela compartilha suas experiências na medicina e é uma das coautoras do livro Mulheres da Medicina – Missão, Amor e Propósito. É uma profissional excelente para falar sobre fatores de risco, sinais e sintomas de doenças, bem como sobre maneiras de lidar e prevenir as doenças.

Monalisa Nunes

Monalisa Nunes, também chamada de Mona, é médica e influenciadora digital. No Instagram, compartilha com seus mais de 300 mil seguidores todas as novidades da vida pessoal e profissional.

 

Ela se formou em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas, em 2019. É um exemplo de superação e incentiva milhares de pessoas a seguir bons hábitos. Mona é uma ótima escolha para falar sobre a construção de uma rotina saudável.

Luciana Péres

Luciana Péres atrai tanto leigos quanto especialistas no tema de obesidade e endocrinologia feminina. De forma didática e bem humorada, a gaúcha natural de Alegrete sintetiza os principais pontos de atenção que uma pessoa precisa ter para viver sua vida de forma plena e equilibrada. 

 

Luciana é Médica Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS, especialista em Clínica Médica, especialista em Endocrinologia e Metabologia, especialização em Nutrologia Funcional e Pós-graduanda do curso de Medicina Estilo Vida pelo Hospital Albert Einstein.

Júlia Rocha

Júlia Rocha é uma médica de família e comunidade, cantora, compositora e doula que defende o direito universal à saúde e promove a humanização no atendimento médico. Suas palestras abordam a importância da escuta e do olhar atento no tratamento dos pacientes, compartilhando relatos reais de vida e cura. 

 

Com uma abordagem inspiradora, Júlia motiva a valorização da empatia e compaixão, transformando a visão da medicina e promovendo um atendimento médico mais acolhedor e eficaz.

Benefícios de uma palestra sobre saúde da mulher

Como você já percebeu, uma palestra sobre saúde feminina agrega muito valor a quem a promove. Os benefícios são inúmeros, dentre eles:

 

  • fornece um ambiente de escuta e acolhimento;
  • favorece a troca de conhecimentos;
  • incentiva os cuidados com a saúde;
  • motiva a equipe;
  • dá informações e ensinamentos valiosos.

Promova uma palestra sobre saúde feminina de sucesso

Promover um evento de tamanha magnitude não é simples. Os passos básicos para a organização de uma palestra exigem bons meses de planejamento. Mas não se preocupe, há uma curadoria especializada em palestras que pode fazer todo esse trabalho por você.

 

A Profissionais SA orquestra a conexão entre marcas e indivíduos ávidos por transformação, reconhecimento, crescimento e performance, com os mais ilustres pensadores do mercado de palestras e treinamentos in company.

 

A líder do mercado já conta com mais de 12 anos de atuação, 6 mil empresas satisfeitas e 16 mil profissionais cadastrados. Faça já seu orçamento personalizado!

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não encontrou o que procurava?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

precisando desenvolver seus colaboradores?

Encontre aqui o palestrante ideal

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

O adiamento da nova Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) — que exige a gestão dos riscos psicossociais nas empresas —

Contratar um palestrante de vendas pode ser a chave para destravar resultados e motivar sua equipe comercial, mas também pode

Branding pessoal: como transformar seu nome em uma marca forte e reconhecida   Se você é palestrante — ou deseja

Com apenas 25 anos, a gestora da Urbs Imobiliária compartilha sua trajetória, os desafios de liderar uma equipe e a

Cadastre-se

Deixe seus dados e receba um convite pra nosso evento de lançamento.