Com 15 anos de carreira na área de Comunicação e uma trajetória marcada por passagens em seis multinacionais — de diferentes culturas, modelos de gestão e mercados — Marcelo Nahime Jr. hoje lidera, diretamente do interior de São Paulo, equipes globais de relações públicas e redes sociais na Infobip, multinacional croata presente em mais de 60 países.
Jornalista de formação, com dois MBAs na área de gestão estratégica de negócios, Marcelo acredita que sua trajetória pode ser resumida em três conceitos: diálogo aberto, respeito e resiliência. “São três valores que me acompanharam desde quando eu era estagiário até hoje, na liderança. O diálogo aberto sempre foi parte da minha atuação — não só por formação, mas por essência. Sempre busquei ouvir as necessidades das partes interessadas e me comunicar de forma clara. Já o respeito é uma habilidade universal, fundamental para navegar em diferentes culturas e ambientes. E a resiliência é a base para continuar avançando de forma ágil mesmo diante de desafios encontrados pelo caminho.”
Apesar de trabalhar com comunicação estratégica em um contexto corporativo global, a força de Marcelo vem de um lugar profundamente pessoal. “Meus pais foram guerreiros. Vi a dificuldade que enfrentaram durante minha infância. Aquilo moldou minha ambição. Eu queria estudar e trabalhar muito, para nunca mais reviver aquele cenário e alcançar um futuro de prosperidade.”
Esse impulso o levou a conseguir o primeiro emprego aos 14 anos, enquanto ainda cursava o ensino médio. Aos 18, entrou na faculdade pública e logo já conciliava os estudos com o trabalho. “Eu sempre soube que queria comunicação, mas também sempre fui apaixonado por administração de empresas. Por isso, fiz duas pós-graduações na área de gestão de negócios. Foi o que me deu base para atuar com estratégia e liderar times e projetos tão diversos.”
Hoje, Marcelo lidera e apoia projetos e equipes de comunicação distribuídas entre países como Croácia, Índia, Malásia, Estados Unidos, Colômbia e Brasil, definindo estratégias anuais que conectam ações de PR e redes sociais aos objetivos de negócio da Infobip — como lançamentos de produtos, eventos globais (como o Mobile World Congress, em Barcelona) e divulgação de cases nas diferentes verticais de negócios atendidas pela empresa.
Segundo ele, um dos maiores desafios é manter a coesão diante da diversidade. “Trabalhar com um time multicultural exige tempo e repetição. As pessoas precisam de tempo para entender os processos, e também precisam ouvir as mesmas coisas mais de uma vez — isso vale para pares, para liderados e para clientes internos. Somos seres humanos e a repetição de informação faz parte de nossa curva de aprendizado, independentemente do nosso momento de carreira. A repetição, com paciência e empatia, é o que constrói relações produtivas.”
Marcelo enxerga com clareza o papel estratégico da comunicação em estruturas globais. “A área de PR e redes sociais está dentro do marketing na empresa em que trabalho atualmente, e nosso papel é amplificar a marca gerando conscientização sobre ela. A gente não gera venda direta, mas sem o nosso trabalho, as vendas não acontecem. Nós preparamos o terreno: criamos consciência, posicionamos e mostramos ao mundo o valor da marca. Quem não é visto, não é lembrado.”
Para ele, um bom profissional de comunicação precisa ser orientado a dados. “Não dá mais para trabalhar só com intuição. Óbvio que conhecimento empírico é importante, mas se somarmos a experiência prática com análise de métricas, ROI e impacto de exposição, a qualificação analítica dos resultados será melhor e ajudará ainda mais o negócio. A reputação da área depende da nossa capacidade de mostrar resultados tangíveis.”
Na visão de Marcelo, dois fatores ainda limitam o crescimento de muitos profissionais no mercado: a falta de flexibilidade e o ego mal administrado. “Flexibilidade não significa trabalhar depois do horário contratado. É saber ouvir, aceitar o ponto de vista do outro, entender o ritmo da empresa. E sobre o ego, sempre digo: use o seu ego para se impulsionar — não para se incomodar com o sucesso alheio. As pessoas precisam focar em seu auto aprimoramento e naquilo que elas podem oferecer às empresas em que atuam e à sociedade em geral.”
Para ele, reputação se constrói com comportamento. “As pessoas esquecem o relatório bem-feito, mas lembram de quem cumprimentou os colegas de trabalho com um sorriso no rosto, educação e simpatia. A forma como tratamos os outros impacta significativamente em nossa jornada. Comunicação interpessoal não é um bônus — é essencial.”