Com uma trajetória guiada por um profundo compromisso com a educação e o desenvolvimento humano, Ivonete Garcia inspira ao demonstrar que liderar com confiança, propósito e visão é o caminho para transformar ambientes educacionais em espaços de inovação, protagonismo e sustentabilidade.
Ivonete Garcia é diretora acadêmica da Sintechtica, na Ânima Educação, atua na liderança de um time dedicado à inovação nas experiências de aprendizagem digital, abrangendo a educação a distância, lato sensu e a criação de materiais didáticos digitais. Psicóloga de formação, com doutorado em Psicologia Organizacional e do Trabalho, ela construiu uma carreira que une, de forma singular, o compromisso com a educação transformadora, a vivência no mundo corporativo e uma atuação estratégica na gestão de pessoas. Sua carreira é movida por uma inquietação inspiradora: “Sempre me questionei sobre o que leva as pessoas a darem o seu melhor no trabalho”, conta.
Em sua carreira, consolidou uma sólida atuação na docência, na coordenação de cursos e como consultora em gestão estratégica de pessoas, com foco no desenvolvimento de lideranças de alta performance.Hoje, lidera um time multidisciplinar e inovador, dedicado a criar experiências digitais de aprendizagem que combinam tecnologia educacional, interatividade e significado, fundamentadas em princípios da neurociência para potencializar o engajamento, a retenção do conhecimento e o desenvolvimento integral dos aprendizes. Sua atuação é pautada por uma escuta ativa às transformações do cenário educacional e tecnológico, impulsionando soluções criativas e adaptáveis que mantêm a educação conectada ao presente e preparada para o futuro.
Liderar um time robusto e conectado com o propósito institucional é, segundo Ivonete, um exercício diário. “Eu sou muito suspeita pra falar do meu time. Mas realmente acredito que temos os melhores. Desenvolvê-los constantemente é o meu foco como líder”, afirma. Ela acredita que o papel do líder é apoiar e dar autonomia para que as pessoas possam voar. “Se eu não confiar nesse voo, eles vão andar no raso. E isso não faz o menor sentido dentro do que eu acredito ser o meu papel.”
Para Ivonete Garcia, o comportamento é o verdadeiro diferencial competitivo dos profissionais do futuro. “A técnica pode ser desenvolvida. Mas empatia, comprometimento e capacidade de cooperação precisam estar na raiz de quem somos”, afirma. Com esse olhar, ela valoriza talentos com mentalidade de crescimento, abertura ao novo e disposição contínua para aprender — exatamente o tipo de perfil que a educação brasileira precisa formar para impulsionar um país mais ético, crítico e protagonista frente aos desafios do século XXI.
A liderança de Ivonete Garcia é guiada pela integração entre desenvolvimento humano e performance organizacional. Com uma abordagem que valoriza o crescimento individual sem perder de vista as metas institucionais, ela constrói ambientes onde o talento floresce em sintonia com os resultados do negócio. “Liderança efetiva exige equilíbrio. É fazer com que o lado humano e o estratégico caminhem juntos, impulsionando inovação, engajamento e sustentabilidade nos resultados”, destaca.