Impulsionar os lucros, bater metas e manter o negócio em ascensão são objetivos comuns às áreas comerciais das empresas. Neste cenário, entende-se que é importante promover palestras de vendas para manter a equipe produtiva e engajada.
Segundo o relatório State of Marketing, realizado pelo HubSpot, os principais desafios dos departamentos de vendas e marketing são a falta de comunicação eficaz, o uso de diferentes ferramentas e a dificuldade em compartilhar dados entre equipes. Essas áreas precisam sempre andar alinhadas e motivadas para que o fluxo funcione.
Continue a leitura para entender mais sobre palestra de vendas e quais temas abordar com sua equipe. Você também vai conhecer os melhores palestrantes de vendas do Brasil e aprender como contratar um deles.
Temas para palestra de vendas
24% dos profissionais de marketing têm como maior objetivo do ano o aumento de receita, segundo pesquisa da HubSpot. Para que esta meta seja alcançada, os colaboradores devem explorar diversas habilidades. Por este motivo, as palestras de vendas podem apresentar muitas nuances temáticas. Confira as principais:
- Negociação e persuasão
- Soft Skills de um vendedor
- Psicologia do Consumidor
- Tecnologia e inovação
- Palestra motivacional de vendas
A seguir, entenda mais sobre cada um dos temas para palestra de vendas.
Negociação e persuasão
De acordo com o livro “As Armas da Persuasão”, escrito pelo especialista no assunto Robert B. Cialdini, “aquele que quer persuadir não deve depositar sua confiança no argumento correto, mas sim na palavra correta.”
Para um vendedor, a habilidade da comunicação e negociação deve ser constantemente trabalhada e melhorada. Esse pode ser um tema de palestra que incentiva a equipe com técnicas de persuasão e dicas preciosas.
Soft Skills de um vendedor
Um vendedor de alta performance desenvolve, além das técnicas de vendas, soft skills. Características como persistência, empatia e organização são muito importantes para o profissional comercial.
Quando empresas promovem eventos que explicitam a importância dessas habilidades, os colaboradores veem a necessidade de entender seus pontos fortes e fracos. Um evento com esse tema gera resultados positivos tanto ao funcionário como ao negócio.
Psicologia do Consumidor
O que leva uma pessoa a comprar? Entender os sentimentos, motivações e pensamentos do consumidor na hora da compra é muito importante para trabalhar as melhores abordagens e metodologia de vendas.
Há diversos profissionais que aplicam conhecimentos da psicologia em suas palestras de vendas. Dessa maneira, eles levam ao público mais uma camada de conhecimento para aplicar na rotina.
Tecnologia e inovação
Com o surgimento constante de novas plataformas, é essencial que os vendedores estejam receptivos às inovações. Inteligências artificiais, automações, CRM e chatbots são apenas alguns dos muitos exemplos de tecnologia aliada a vendas.
Uma palestra de vendas com foco em apresentar as principais tecnologias e incentivar o uso pode ser uma aliada na melhoria de processos. Esse momento serve também para a troca de ideias, perguntas e dúvidas entre profissionais especialistas e funcionários que desejam aprender.
Palestra motivacional de vendas
Um dos objetivos mais desejados pelas empresas é motivar o time de vendas. Isso acontece porque o departamento comercial precisa estar muito engajado e motivado para bater as metas .
Assim, uma palestra motivacional de vendas é recomendada para todas as organizações que querem dar um primeiro passo no desenvolvimento profissional da equipe. Com histórias inspiradoras e conselhos valiosos, os funcionários podem ter uma mudança de mindset e contribuir mais para as metas do negócio.
Para escolher o profissional adequado, é importante conhecer um pouco de sua trajetória e abordagem. Veja a seguir os melhores palestrantes de vendas do Brasil.
Melhores palestrantes de vendas do Brasil
São muitos os nomes de referência de vendas no país. Porém, cinco se destacam:
- Isabela Matte
- Walter Longo
- Thiago Concer
- Sergio Zimerman
- Gustavo Malavota
Conheça mais sobre cada um dos profissionais de palestra de vendas a seguir.
Isabela Matte
A jovem empresária é um caso de sucesso quando se trata de estratégias de vendas para a Geração Z. Empreendedora desde cedo, Isabela Matte treina líderes para o fortalecimento de cultura e conexão entre diferentes faixas etárias.
Em suas palestras, ela provoca times desmotivados e desengajados nos projetos da empresa a potencializar os resultados. Isso acontece por meio de uma comunicação clara, didática, jovem e atualizada.
Confira um episódio do Isabela Matte Podcast, em que a empresária discursa sobre percepção de valor e vendas.
Como aumentar a percepção de valor do que você vende? – Isabela Matte podcast #10
Walter Longo
Referência em marketing, Walter Longo já implementou estratégias responsáveis por multiplicar faturamentos e tornar empresas líderes de mercado. O autor de sucessos, como “ADucation” e “10 passos para você chegar lá”, é um dos maiores nomes do empreendedorismo atualmente.
Nos eventos que apresenta, mostra a importância e facilidade de implementação de ferramentas que impactam o seu tempo de planejamento, produção e resultados. Desse modo, auxilia empresas que querem implementar novas tecnologias, otimizar processos e aumentar seus lucros.
Veja a entrevista com o profissional, em que ele fala sobre assuntos, como publicidade, inovação, tecnologia, gestão de negócios, educação e vendas.
WALTER LONGO – Em entrevista exclusiva no BandValeCast
Sergio Zimerman
O CEO da Petz e um dos jurados do programa Shark Tank Brasil, Sergio Zimerman, tem uma longa trajetória de empreendedorismo. Como líder da maior empresa do ramo pet do Brasil, Zimerman tem falas inspiradoras sobre gestão de crise, planejamento eficaz e persistência.
Nas apresentações, ele fala sobre aprender com os próprios erros e crescer lidando bem com tempos de crise. Seus ensinamentos são ideais para empresas que querem escalar seus resultados e empreendedores que estão sentindo que sua empresa não está crescendo proporcionalmente ao seu potencial.
Assista a uma entrevista de Sergio Zimerman, em que ele comenta sobre o mercado pet, apostas do varejo e vendas.
As novas apostas da Petz no varejo e entrevista com Sergio Zimerman
Gustavo Malavota
O treinador dos vendedores de elite impulsiona sua equipe a traçar o caminho para alcançar metas ousadas. Gustavo Malavota tem mais de 15 anos de mercado, é CEO da Salesfarm e fundador do Grupo Mola.
Em suas palestras, aborda a mentalidade vendedora, a gestão eficiente de times de vendas e a fidelização de clientes. O profissional já treinou mais de cem mil vendedores e os feedbacks são superpositivos.
Aprenda os principais hard skills que um vendedor de sucesso precisa ter com o vídeo de Gustavo a seguir.
Hard Skills do Vendedor: O segredo dos profissionais de SUCESSO!
Como contratar um palestrante de vendas?
Para contratar um palestrante de vendas, é necessário definir um recorte temático, pesquisar palestrantes, negociar com o profissional escolhido, fazer reuniões de alinhamento e briefing, organizar a logística do dia do evento, acompanhar o momento da palestra e se certificar de que tudo esteja alinhado para o pós-evento.
Para facilitar esse processo de organização de uma palestra de vendas, conte com uma curadoria de eventos e palestras. A Profissionais SA é referência no mercado e já promoveu eventos em mais de 5 mil empresas ao longo de mais de 12 anos de trabalho.
Entre em contato com a equipe PSA para obter um orçamento completo e personalizado.