A discussão sobre a abrangência da presença de mulheres no mundo corporativo tem saído do âmbito das ideias e se percebe uma movimentação —ainda que muito lenta — em direção à equidade de gênero.
Se por um lado são perceptíveis as iniciativas dessas políticas de inclusão, por outro, ainda percebemos a necessidade de constantes estudos e pesquisas que comprovem resultados práticos para que outras corporações possam se inspirar e agir.
Nesse sentido, negócios que dão mais oportunidades às mulheres detêm uma cultura de maior respeito, empatia e colaboração. Mas, infelizmente, o mercado ainda está longe do ideal.
Sendo assim, a Profissionais SA se propõe a colaborar com as ações que incentivam empresas, de todos os portes, a analisarem seus quadros de colaboradores e seus planos de progressão de carreira. A equidade de gênero é uma pauta que deve ser constantemente abordada não apenas pelas equipes de RH, mas por todos profissionais de diferentes níveis de atuação e liderança.
Por isso, aproveitamos a proximidade do Mês da Mulher para perguntar: como a sua empresa lida com esse cenário?
Mês da Mulher: Lideranças femininas crescem em ritmo lento
Segundo o relatório Women in Business 2022, mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no nosso país. Embora esse seja um número crescente e o Brasil esteja à frente dos demais países da América Latina, ainda estamos longe do ideal e existe um longo caminho a ser percorrido: são muitos paradigmas, preconceitos e, muitas vezes, poucas oportunidades de crescimento.
Com isso, levantamos outra informação: empresas que investem na diversidade de gênero podem ser 25% mais lucrativas do que a média. Esse é um dado levantado pela McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial.
A jornalista Ana Paula Padrão, dedicada a pesquisas sobre o papel da mulher na sociedade, ressalta frequentemente em entrevistas que a união das mulheres no mercado de trabalho é fundamental para ampliar os resultados em números de lideranças. “Sabemos da importância de conquistarmos cada vez mais espaços e, para alcançá-los, precisamos dar um passo de cada vez, mas cada vez mais juntas”, afirma.
Protagonismo feminino no mercado e sistemas de inovação
No âmbito da inovação, a situação é ainda mais delicada. Entre as 13 mil startups brasileiras, apenas 4,7% delas foram fundadas exclusivamente por mulheres e 5,1% por mulheres e homens. Segundo a pesquisa apresentada pelo Distrito Dataminer, esse número não acompanhou o crescimento do mercado: há 10 anos, 4,4% das empresas com base tecnológica foram criadas por mulheres.
Ou seja: quando falamos sobre inovação o cenário não é favorável para o público feminino.
Mas, claro, inovação não está necessariamente ligada à área de tecnologia. De acordo com Nina Silva, fundadora do Movimento Black Money, “mudar não significa criar algo que ainda não existe, é sobre inovar através de soluções para demandas atuais.”
Mulheres são versáteis, criativas, têm jogo de cintura nato e, por isso, aplicam um olhar apurado para a inovação.
Mulheres empreendedoras ainda têm muitos desafios
Segundo o Sebrae, as empresas abertas exclusivamente por mulheres têm dificuldades em se manterem no mercado: em 2019, cerca de 37% desses negócios fecharam em até dois anos de atividade. Atualmente, os números ultrapassam os 60%.
Isto é: há muitos desafios para as mulheres no mercado de trabalho tanto dentro das companhias, quanto nos seus próprios empreendimentos. Nesse sentido, é necessário muito jogo de cintura para equilibrar vida pessoal e profissional para enfrentar culturas organizacionais rígidas, e para conviver com a competitividade.
Não é um caminho fácil, né?
Sim, sabemos: essa realidade pode ser assustadora. Mas pode acreditar: um futuro bastante promissor está sendo construído. Carol Paiffer, palestrante referência nacional no assunto, enxerga o lado positivo do cenário:
“Fico muito feliz em dizer que estou há 17 anos no mercado financeiro e que, quando comecei, havia apenas 5% de mulheres investidoras. Hoje, já somos 27%. Esse avanço mostra uma preocupação maior da mulher com o empreender, o que faz com que elas falem mais sobre dinheiro, sobre negócios e abram mais oportunidades.”
Leve esse tema para a sua empresa
E aí, o que está faltando para sua empresa iniciar uma conversa franca entre líderes e colaboradores de todos os setores sobre a presença feminina? Que tal aproveitar a proximidade do Mês da Mulher para planejar um evento que aborde o assunto?
Ingressar nesse movimento pode levar o seu negócio ao grupo de empreendimentos que incentivam o protagonismo feminino. E, claro, a consequência são super positivas: você fica à frente no mercado.
Nosso portfólio de palestrantes possui centenas de mulheres inspiradoras e, com certeza, encontraremos as especialistas certas para o seu mês da mulher!
Nesse sentido, nosso time pode preparar uma curadoria personalizada, de acordo com o seu orçamento e alinhada com a cultura da sua empresa, para o seu evento.
E aí, vamos nessa? É só preencher o formulário aqui para iniciar uma conversa com o nosso time.
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