Com a proximidade do Mês do Consumidor, a Profissionais SA quer te ajudar a pensar além dos seus resultados finais de vendas e refletir sobre alguns fatores que vêm antes disso se concretizar e que podem impactar diretamente nessas metas — mas que, muitas vezes, são perigosamente negligenciados pelas empresas.

Sim: estamos falando sobre a experiência dos seus consumidores.

Pode acreditar: não focar na experiência completa dos seus clientes diminui, e muito, os resultados de um negócio. Nesse sentido, te perguntamos: como você fideliza e se relaciona com seus clientes em cada um dos seus pontos de contato?

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Mês do Consumidor: experiência x decisão

Conforme o mês do consumidor se aproxima, vemos diversas marcas investindo em gatilhos mentais para preços com descontos ou liberando brindes. A busca por preços mais vantajosos ou benefícios complementares são importantes para os consumidores brasileiros… No entanto, não é mais a prioridade na tomada de decisão.

Vamos te explicar:

De acordo com o Google, desde 2004 as buscas por “melhor” são mais frequentes do que as buscas por “mais barato”. A plataforma identificou ainda que em 2022 o melhor superou o barato em 27%. Nesses mesmos dados, vemos que 42% dos consumidores afirmam estar dispostos a mudar suas escolhas de marcas, ou produtos, influenciados pelos resultados que apresentam percepções de outros clientes.

Assim, levando em conta que a percepção de melhor (ou pior) é particular e única, e também que as escolhas levam em consideração as impressões de outras pessoas, te perguntamos:

  • Você realmente ouve os seus clientes para reconhecer quais são as suas reais necessidades?
  • Você está acompanhando a experiência e a repercussão da jornada que a empresa entrega? Cada ponto de contato pode ser decisivo para ganhar ou acabar com uma venda.
  • O que seus clientes têm falado a respeito do relacionamento com a sua marca e do atendimento do seu time?

 

O impacto de colocar o seu cliente em foco

Pensar em uma experiência única e personalizada para o seu público final é um diferencial importante para que os seus processos de vendas se tornem mais eficazes e, claro, lucrativos. Afinal, a experiência do consumidor está totalmente relacionada à percepção que o mercado tem da sua marca.

Ou seja… quanto melhor esse relacionamento, maiores são as chances de fidelização e, enfim, as oportunidades de recomendação aumentam.

E não é só isso: você sabia que os melhores negócios acontecem a partir da boa qualificação da experiência? Esse é um dado da 2020 Digital Marketing Trends, da Adobe:

Além disso, o QWST já comprovou:

  • Empresas que trabalham fortemente a experiência do cliente têm até 5x mais negócios que seus concorrentes;
  • 73% das empresas que entregam uma experiência acima da média para os seus clientes possuem um desempenho financeiro melhor que o de seus concorrentes;
  • O cliente está disposto a pagar 4x mais por uma excelente experiência.

Ou seja, um cliente satisfeito, com uma jornada de compras pensada para ele, é capaz de alavancar a sua marca.

Mas, para isso, é preciso MUITO planejamento e foco na estratégia!

Afinal, sua empresa não pode descuidar de pontos tão importantes e as equipes que se relacionam diretamente com seus clientes precisam estar afiadas com técnicas que realmente alavancam negócios. Crie, o quanto antes, uma experiência encantadora para os seus clientes!

E, para aproveitar essas tendências de comportamento dos consumidores e melhorar seus resultados, você pode começar por um bom treinamento para suas equipes de atendimento, e vendas e marketing. Que tal?

Experiência do cliente: um case de sucesso da PSA

Um dos palestrantes mais cotados neste assunto é o Caito Maia, fundador da Chilli Beans. Em suas palestras, ele aborda diferentes processos de vendas, atendimento, inovação e empreendedorismo.

Em 2022, a nossa curadoria conectou as necessidades de diferentes empresas às palestras do Caito. O profissional levou seus insights de quase 30 anos de vendas e empreendedorismo para motivar e inspirar grandes equipes.

A seguir, confira 3 de suas palestras:

  • Competitividade e superação de desafios do varejo
  • Estratégias de venda diante da crise
  • Inovação, pimenta e sucesso

Abaixo, confira alguns dos nossos clientes que avaliaram com nota máxima a curadoria que fizemos:

  • Prefeitura de Bragança Paulista/SP;
  • Assaí Atacadista;
  • Sebrae RJ;
  • OLX.

Sobre o palestrante Caito Maia

Caito é o fundador da maior marca de óculos e acessórios da América Latina, a Chilli Beans. Já viveu nos Estados Unidos e, desde essa época, comercializava óculos. Em 1997, fundou sua empresa e o resultado não foi outro: sucesso absoluto! Hoje, a Chilli Beans já conta com mais de 900 pontos de venda espalhados pelo Brasil e pelo exterior.

 

Outros palestrantes para o mês do consumidor

Aqui na PSA, temos uma base com outras centenas de especialistas que podem fomentar o conhecimento do seu time na busca de uma melhor experiência dos seus consumidores.

A seguir, confira outros grandes nomes que podem agregar nas suas ações do mês do consumidor:

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