O trabalho de uma curadoria de eventos é semelhante ao de um curador de artes. O profissional (ou equipe responsável pela organização) pesquisa todos os detalhes para que a palestra comunique o objetivo desejado.

 

Um evento bem-sucedido implica que os participantes se engajaram com o tema apresentado, estabeleceram uma conexão significativa com o palestrante e absorveram novos conhecimentos e aprendizados.

 

Por isso, investir em uma empresa especializada na organização de palestras pode ser o diferencial que seu negócio precisa para impulsionar treinamentos, workshops, painéis e outras atividades corporativas.

 

Neste artigo, explicamos o que é e o que faz uma curadoria de eventos, como funciona a seleção de conteúdo, a busca por palestrantes, vantagens de contratar e mais.

 

Continue e boa leitura!

O que é e o que faz uma curadoria de eventos?

A curadoria de eventos é um serviço realizado por empresas que fazem todo processo de organização, desde a definição do tema, escolha do palestrante, apoio logístico e mais. O trabalho pode envolver um curador ou equipe que se dedica exclusivamente ao projeto.

 

O objetivo é comunicar a proposta do evento de forma clara, mostrando a conexão do conteúdo com o palestrante para integrar todos os elementos e proporcionar uma experiência de aprendizado inesquecível.

 

Os eventos corporativos abordam temas para palestras variadas, escolhidos conforme as necessidades que o negócio identifica para melhorar a qualificação da equipe ou ainda para motivar o engajamento com o trabalho.

 

Leia também: 5 vantagens dos eventos corporativos para sua empresa.

Como funciona uma curadoria de conteúdo para eventos?

A curadoria de conteúdo é parte fundamental da organização de eventos e parte de uma pergunta-chave feita aos clientes: qual é o problema que você quer resolver?

 

A partir da resposta, o curador começa a trabalhar: define o tema, entende a dor do cliente e pesquisa no portfólio de palestrantes quais especialistas atendem da forma mais assertiva a proposta.

 

Em um universo com milhares de palestrantes disponíveis por tema, a curadoria filtra quais são os melhores nomes para o seu evento, conforme uma série de fatores, como budget, local do evento e formato desejado.

 

Além disso, o orçamento funciona como um segundo filtro para fechar a lista de possibilidades.

 

Com o tema, a dor (objetivo) e melhor palestrante indicados, a curadoria foca no alinhamento do conteúdo, formato da palestra e recursos técnicos e visuais necessários para que a comunicação seja clara e o conteúdo bem compreendido por todos.

 

Quando o evento é maior e reúne mais de um palestrante, a curadoria de eventos coordena o line-up dos palestrantes e os temas para que todos se conectem com o objetivo principal.

Como encontrar palestrantes?

A pesquisa é o principal meio para encontrar bons palestrantes. Porém, você deve estar se perguntando onde a curadoria de eventos faz essa busca?

 

A PSA, por exemplo, tem um portfólio com mais de 16 mil palestrantes cadastrados, o que contribui para que nossa curadoria tenha acesso aos maiores nomes do mercado e indique somente os palestrantes com NPS acima 9, o que garante encontrar o palestrante ideal garantindo assim o sucesso do evento.

 

Esse banco de dados é resultado de mais de 12 anos como especialista no mercado de palestrantes. Dessa forma, especialistas renomados buscam a PSA para levar conhecimento por meio de suas palestras.

 

Embora nossa curadoria priorize os nomes com maior NPS. O vasto banco de palestrantes nos proporciona conexão com outros grandes nomes do mercado, o que possibilita sempre a escolha certa para o seu evento.

 

Quais são as vantagens de contratar uma curadoria de eventos?

Agora que você sabe o que é e as funções de uma empresa de curadoria de eventos, listamos as vantagens de investir no serviço:

1. Conhecer e selecionar palestrantes com facilidade

Para uma empresa que nunca realizou um evento e vai organizar o primeiro, a inexperiência faz com que qualquer nome pareça impossível e inacessível.

 

Com a curadoria de eventos, os organizadores conhecem vários especialistas e ainda recebem orientação para selecionar o palestrante que atende o objetivo desejado, dentro do orçamento definido. 

2. Ter uma consultoria para refinar o tema e conteúdo da palestra

Geralmente, as empresas chegam na curadoria de eventos com uma ideia do tema, mas sem uma definição clara sobre os aspectos específicos que desejam explorar.

 

O consultor ajuda a refinar o tema e, consequentemente, o conteúdo da palestra, para conectar a apresentação às dores da audiência ou da equipe interna. Dessa forma, a empresa tem mais chances de obter o retorno desejado com o investimento. 

3. Receber suporte logístico para o evento

A escolha do palestrante é uma etapa crucial, mas as curadorias de eventos vão além, dando suporte logístico para os clientes. 

 

Isso porque um bom palestrante em uma infraestrutura ruim não terá o efeito desejado na audiência. Por isso, é fundamental garantir conforto, ambiente agradável, recursos técnicos e visuais disponíveis, entre outros detalhes. 

4. Mensurar a satisfação com as palestras pós-evento 

Uma palestra não acaba quando termina. Mensurar a satisfação dos participantes pós-evento é crucial para que as empresas entendam seus erros e acertos e recebam sugestões para o próximo.

 

A equipe de curadoria é a responsável por criar e enviar as pesquisas de satisfação, compilando os dados posteriormente e apresentando para os clientes.

5. Criar um ciclo de aprendizado contínuo

Mediante um retorno positivo da experiência, as empresas podem investir em treinamento e desenvolvimento, destinando parte do orçamento anual para realização de palestras.

 

O ciclo de aprendizado contínuo fortalece a cultura organizacional, melhora as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores, além de otimizar os resultados da empresa.

Quanto uma empresa de organização de eventos e palestras cobra?

O preço cobrado pelo serviço de organização de palestras varia conforme o formato e complexidade do evento organizado. A melhor solução é entrar em contato direto com uma empresa especializada para solicitar um orçamento.

 

Além de simplificar o processo de contratação, a PSA oferece serviços de curadoria para garantir que seu line-up seja impactante e coeso

 

Com nosso vasto portfólio de palestrantes, que abrange desde talentos em ascensão até renomados especialistas, podemos encontrar o especialista perfeito para o seu negócio.

 

Transforme seu evento em uma experiência inesquecível que deixará uma marca duradoura. Entre em contato agora para começarmos a planejar juntos.

 

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

[wpdreams_ajaxsearchlite]

Não encontrou o que procurava?

[wpdreams_ajaxsearchlite]

precisando desenvolver seus colaboradores?

Encontre aqui o palestrante ideal

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

Dar uma boa palestra exige técnica, presença e preparo. Mas o que diferencia um bom palestrante de um grande palestrante

monica magalhaes palestrando no palco

“Você trabalha com o quê?”   Durante séculos, essa pergunta moldou identidades, conversas e caminhos profissionais. Mas, para Monica Magalhães,

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é mais do que uma data simbólica. Em 2025,

A profissional, Mariana Martins, atua com Governança Corporativa & Estratégia na Marsh McLennan ,uma grande empresa do setor de seguros.

Cadastre-se

Deixe seus dados e receba um convite pra nosso evento de lançamento.