logo psa laranja

“Se você fala algo uma ou duas vezes e depois desiste, perde relevância. Constância e resiliência são essenciais para liderar com eficácia” – Paolo Carmine

O profissional, Paolo Carmine é Head de Processos e Inovação no Grupo Elevato, uma empresa consolidada no segmento de varejo com foco em acabamentos para construção, móveis e bem-estar. Desde 2020, ele lidera iniciativas estratégicas no Grupo Elevato, incluindo a digitalização e expansão empresarial, consolidando sua experiência em liderança e inovação.

Conforme a conversa, Paolo destacou que sua trajetória foi marcada por aprendizados importantes, especialmente na aceitação de que projetos nem sempre seguem o cronograma ideal. “O fracasso traz aprendizados importantes. Cada coisa tem seu tempo para acontecer, e isso é parte do amadurecimento”, afirmou. Ele também compartilhou que projetos malsucedidos o ajudaram a ajustar estratégias e abordagens, reforçando a importância de resiliência e paciência no desenvolvimento de processos complexos. Outro ponto enfatizado foi o compromisso com a visão macro da empresa: “Os problemas sempre vão existir. A diferença é como você os encara e trabalha neles com constância”, afirma.

Para Paolo, a formação interna é uma prioridade. “A gente gosta de contratar pessoas mais júniores e desenvolver dentro da equipe. O crescimento delas reflete no crescimento do time como um todo”, comenta. Ele valoriza características como força de vontade, curiosidade e autonomia, elementos que considera essenciais em um ambiente de alta performance.

Referente a processos de motivação direcionados ao grupos, está profundamente conectada à cultura da equipe e seus compromissos dentro da empresa. “A gente acredita muito na liberdade com responsabilidade. Não fico controlando horários, mas as responsabilidades precisam ser entregues”, ressalta. Ele defende que pequenos desafios e feedbacks frequentes mantêm o time engajado e focado nos resultados. Além disso, Paolo acredita que a atitude do líder impacta diretamente a motivação da equipe: “Quando o gestor senta, a equipe deita. Por isso, mesmo nos dias difíceis, o gestor precisa estar de pé, motivado, para que a equipe esteja no mínimo sentada”, compartilha.

Para Paolo, ser líder é ser resiliente, constante e apaixonado pelos problemas. Ele explica: “Os problemas sempre existirão, mas o papel do líder é aceitá-los, adaptá-los e encontrar soluções criativas”, comenta. Ainda em entrevista, o profissional comentou que acredita que a constância é um diferencial importante: “Se você fala algo uma ou duas vezes e depois desiste, perde relevância. Constância e resiliência são essenciais para liderar com eficácia”, afirma.

 

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!