Em 2018, Thayna Silva começava sua vida profissional em um hotel de cidade pequena. Fazia de tudo: da faxina ao bolo do café da manhã, passando por serviços de lavanderia. Estava dando seus primeiros passos no mercado, enquanto iniciava também os estudos em administração. Hoje, ocupa o cargo de gerente administrativa no Sicoob Credicem, liderando 13 pessoas e diversas áreas – de RH a marketing, passando por expedição e conservação predial.
A transição para esse novo momento foi natural, mas também exigiu coragem. Thayna passou por diferentes áreas da cooperativa, iniciando como estagiária de cadastro, depois como assistente e analista de controles internos. A virada veio quando a diretoria percebeu nela o potencial para liderar.
Mais do que ocupar um novo cargo, o que move Thayna é um senso forte de responsabilidade e entrega, que sempre esteve presente, desde os primeiros empregos. “O cargo de gestão nunca foi uma inspiração minha. Eu nunca pensei ‘quero ser gerente’. As coisas foram acontecendo, e eu sempre tentei fazer o meu melhor onde eu estava, fosse no hotel ou como estagiária. Porque eu me cobro mesmo. Eu não quero cair na mediocridade.”
Na trajetória que construiu, a educação teve papel central. Foi ela quem abriu os caminhos para que as oportunidades surgissem. Thayna buscou uma especialização em gestão de riscos e estratégia organizacional e tem se apoiado também nas capacitações oferecidas pela cooperativa. “A gente tem acesso a plataformas do sistema Sicoob e de tempos em tempos são definidas capacitações. Isso nos ajuda a aprimorar as habilidades técnicas.”
Para além do próprio desenvolvimento, ela tem buscado expandir o aprendizado à sua equipe. “Já fiz visitas técnicas na central e tenho treinamentos marcados para as áreas que estão sob minha responsabilidade. Sei que, como gestora, não preciso executar o operacional, mas preciso entender as dores de cada área. A gente está aprendendo junto, é novo pra mim e novo pra eles.”
Com múltiplas áreas sob sua liderança, ela enxerga na pluralidade de temas um dos principais desafios da gestão. “Nós temos pouquíssimas gerentes com apenas uma área sob responsabilidade. A maioria, como eu, tem várias. Então entender o processo de todo mundo é essencial pra não deixar ninguém se sentir abandonado.”
Mesmo com pouco tempo de casa como líder, Thayna tem clareza do que considera essencial para uma gestão humanizada. “Desde o início, eu tento ouvir as pessoas e ter uma comunicação clara com a equipe. Tentar envolver nas decisões, nas ações da gestão. Então estou me esforçando pra mostrar que eles têm voz, que estão sendo ouvidos. Isso faz diferença.”
Ao refletir sobre habilidades essenciais, ela reconhece o valor das competências comportamentais. “Acho que o conhecimento técnico conta menos. Se a gente tiver boa vontade e interesse, tem tudo pra dar certo. Porque capacidade de aprendizado todos nós temos.”
E se pudesse dar um recado para a jovem Thayna de 2018, seria direto: “Diria pra ela não desistir. Ter um pouquinho mais de paciência, porque as coisas vão acontecer. E aconteceram até mais rápido do que eu imaginava. O importante é entregar o melhor que você puder com as condições que você tem. Vai dar tudo certo.”