Entenda o papel da sua empresa na conscientização e sensibilização sobre o câncer de mama.
O câncer de mama está em primeiro lugar nas estatísticas de câncer entre as mulheres do Brasil: segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2022 foram estimados mais de 66 mil novos casos.
Afinal, o que isso significa? Que, cada vez mais, promover Palestras de Outubro Rosa e outras ações informativas nas empresas se tornam uma necessidade: essa é uma forma simples e super poderosa de orientar as mulheres e prevenir doenças.
Leia também: Especial Outubro Rosa: 5 filmes sobre o câncer de mama
O que é o Outubro Rosa?
Antes de mais nada, que tal entender o que é o Outubro Rosa e por que ele foi criado?
A campanha é um movimento para sensibilizar e conscientizar homens e mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama — uma vez que é o tipo mais recorrente entre mulheres do mundo inteiro e, quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, mais chances de sucesso terá o tratamento.
A campanha surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, quando diversos estados se uniram em prol da conscientização da doença. No Brasil, a primeira ação de Outubro Rosa foi em 2002, em São Paulo: o Obelisco do Ibirapuera ficou totalmente iluminado de rosa. Em seguida, outros pontos turísticos da capital paulista também entraram na campanha.
Com o tempo, a campanha ganhou força… Hoje, o Brasil já é referência no assunto.
Palestra Outubro Rosa e a saúde da mulher: por onde começar?
Aqui, o primeiro passo é: defina o seu objetivo com a palestra Outubro Rosa. Entenda o que faz mais sentido para a sua empresa e trace o planejamento da ação a partir disso. Assim, fica muito mais fácil produzir um evento que agrade o público. O que você acha?
Como falamos anteriormente, a campanha de Outubro Rosa tem um foco super definido: informar e sensibilizar sobre a doença que mais acomete mulheres no Brasil, o câncer de mama.
Com isso, sua palestra pode ter diferentes abordagens. Tudo depende do seu público, né?
Em geral, é importante quebrar mitos e tabus relacionados à doença, reforçar a importância do diagnóstico precoce (e, com isso, a realização de exames periódicos) e, claro, abordar sobre fatores de risco e possíveis tratamentos.
As palestrantes mais cotadas para o Outubro Rosa da sua empresa
Claro que a gente vai te ajudar com essa, né?
Nosso time separou 3 das palestrantes mais cotadas para Palestra Outubro Rosa! São 3 histórias diferentes, mas com um fim bastante semelhante: todas elas tem a superação em seu desfecho.
Ana Furtado
A apresentadora recebeu o diagnóstico em 2018 e, desde o início, compartilhou sua experiência com o público. Em seus relatos e suas palestras, Ana conta como a doença revolucionou seu olhar sobre a vida.
Para ela, o que mais marcou durante a trajetória como paciente oncológica não foi o sofrimento: foi o aprendizado. Definitivamente, Ana Furtado se redescobriu.
E é esse olhar tranquilo e “pé no chão” que ela busca abordar como palestrante: o olhar de quem teve sua vida transformada a partir de um diagnóstico que não foi o fim — mas a possibilidade de um recomeço.
A seguir, separamos um trecho da palestrante falando sobre o que passou para o programa Saia Justa, do GNT. Confira:
Dani Zupo
A Dani recebeu o diagnóstico em 2015 e, a partir de um olhar sensível e potente, mesmo durante um momento tão conturbado, documentou toda a sua experiência com o tratamento contra o câncer de mama.
Sim! A luta da Dani foi transformada em um documentário para que outras mulheres também pudessem ser impactadas e, no ano seguinte, seu trabalho conquistou o prêmio de melhor websérie pelo Rio WebFest 2016.
Hoje, a Dani sensibiliza centena de mulheres a partir do seu documentário, do seu livro e, claro, do seu incrível trabalho como palestrante.
Abaixo, deixamos o primeiro vídeo da série da palestrante: Diário de um câncer. Assista e se emocione com a gente!
Inclusive, recentemente a Dani fez uma super palestra com a nossa intermediação e a gente trocou uma ideia com ela sobre o assunto.
Apesar de hoje ela ser referência quando o assunto é palestra outubro rosa, isso nunca esteve nos seus planos: tudo aconteceu a partir da websérie, foi uma consequência natural.
Tudo começou quando ela foi condecorada a madrinha do outubro rosa pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e ser a porta voz do assunto para a comunidade oncológica. A partir de então, as palestras para o mundo corporativo começaram a acontecer.
Quando a gente perguntou para a Dani sobre o porquê de ela ter aceitado esse desafio a resposta foi super genuína:
Acabei seguindo essa trilha sobretudo por perceber que, ao compartilhar a minha experiência, eu posso contribuir para aquilo que eu considero mais importante durante o outubro rosa: promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e dos exames periódicos através de uma comunicação clara.
Alice Bastos Neves
Foi em um 1º de outubro que a jornalista gaúcha abandonou a peruca durante o Globo Esporte, programa da RBS TV que apresenta. Um dia simbólico, né?
Alice escolheu assumir o resultado da quimioterapia para marcar a conscientização do câncer de mama e, desde então, sua história repercute nacionalmente. Hoje, já curada, a jornalista fala sobre os altos e baixos do tratamento de um jeito leve e com muito alto astral.
Além disso, Alice também reforça a importância de uma rede de apoio durante o tratamento e inspira inúmeras mulheres a enfrentarem o diagnóstico de um jeito sensível.
Quer se emocionar com a gente?
É só dar play no vídeo a seguir: quando a apresentadora iniciou o programa com um visual um pouco diferente. Confira:
E aí, bora transformar o Outubro Rosa com essas e outras mulheres tão guerreiras?
Para contratar uma palestra Outubro Rosa para a sua empresa, é só preencher os campos ao final deste post. Em seguida, nosso time entra em contato com você e envia um orçamento gratuito.
Por fim, separamos alguns dos nossos conteúdos para inspirar ainda mais a sua organização. Confira:
E-book gratuito: como planejar palestras de sucesso?
Palestra sobre diversidade e inclusão: os melhores palestrantes
Empoderamento feminino: 10 mulheres palestrantes para o seu evento
Como engajar os colaboradores? Tudo sobre engajamento
Ah, se você gosta dos nossos conteúdos e quer ficar por dentro dos melhores assuntos sobre palestras, campanhas publicitárias e educação corporativa, continue acompanhando as novidades do nosso blog e siga a gente nas redes sociais! Nós estamos no Instagram, no Linkedin e no Facebook.