Quer desenvolver autoconfiança e motivação de seus colaboradores? Uma palestra sobre autoestima pode ser a ação que faltava para transformar a visão da equipe sobre as próprias habilidades.

 

Isso porque a autoestima, como define o dicionário, é uma “qualidade de quem se valoriza” e, consequentemente, “confia em seus atos e julgamentos”.

 

Trazendo esse conceito para o mundo corporativo, a autoestima profissional é a visão da pessoa sobre o seu valor em uma função, baseada na percepção de competência nas relações interpessoais e nas expectativas sobre o papel que desempenha no trabalho.

 

Quando a avaliação é positiva, as pessoas se sentem fortalecidas, buscam desafios, ficam seguras para propor soluções e motivadas a conquistar novos conhecimentos. Esse cenário favorece o alcance das metas e o crescimento dos negócios.

 

Por isso, trabalhar a autoestima das equipes é estratégico para as empresas que pensam no desenvolvimento da organização junto ao dos colaboradores.

 

Se esse é o seu objetivo, continue no artigo e confira qual o público-alvo ideal para palestras sobre autoestima, a importância do assunto para as mulheres, sugestões de temas para os eventos e dicas de palestrantes para falar na sua empresa.

 

Boa leitura!

Qual o público-alvo de uma palestra sobre autoestima e motivação?

As palestras sobre autoestima e motivação acontecem em empresas com foco em todo grupo de trabalho para incentivar e ajudar os colaboradores a desenvolverem seus conhecimentos.

 

Por exemplo, ensinar a equipe como descobrir e aplicar suas habilidades, o que fazer para tomar decisões com segurança e técnicas para melhorar capacidades.

 

O objetivo é que os colaboradores valorizem seus conhecimentos e qualidades e sintam-se confiantes para colocá-los em prática.

Os empreendedores são outro público-alvo excelente para uma palestra sobre autoestima, pois esse tipo de evento pode impulsionar suas ações e decisões no negócio

Para isso, é essencial fornecer insights que ajudem na organização e no processo criativo e aumentem a autoconfiança dos empreendedores em suas propostas inovadoras. 

 

As palestras ainda podem ter como alvo equipes específicas, como times de vendas ou de líderes de organizações.

 

Os times de vendas precisam seguir a estratégia da empresa, lidar diretamente com pessoas e ter um pitch afiado para conquistar e fidelizar clientes. Por isso, o contato com profissionais da área é uma injeção de autoestima.

 

As lideranças das organizações, por sua vez, necessitam de orientação para extrair de seus liderados o melhor de suas capacidades, o que alimenta a motivação de mostrar o seu potencial.

 

Um ponto positivo das palestrantes sobre autoestima é que as apresentações são planejadas e personalizadas para atender ao objetivo específico do evento, seja para um público interno ou externo.

 

Leia também >>> Palestra: o que é, objetivos, temas e mais. Entenda TUDO!

Importância de promover palestras sobre autoestima feminina

Quando o assunto é autoestima, infelizmente, as mulheres ficam atrás dos homens. É o que comprova uma pesquisa feita pelo Instituto Kantar. Segundo o estudo, 20% das entrevistadas sofrem com baixa autoestima.

 

As cobranças sociais e familiares em relação ao corpo e ao comportamento são alguns dos motivos apontados para que as mulheres sejam mais autocríticas que os homens. A força desse julgamento pessoal também chega na vida profissional.

 

A palestra sobre autoestima feminina é uma iniciativa que os gestores de RH estratégico e promotores de eventos podem promover para acolher e incentivar mulheres a acreditarem em suas habilidades técnicas e de comunicação.

 

Como ainda existem resquícios fortes do patriarcado nas relações profissionais e interpessoais entre homens e mulheres, promover a igualdade de gênero como um valor da cultura organizacional exige atenção dos responsáveis pelo bem-estar e desenvolvimento de equipes.

9 temas para abordar em uma palestra sobre autoestima para jovens profissionais

Os temas a seguir são ideias para uma palestra sobre autoestima para jovens profissionais, mas que também podem ser trabalhados com equipes experientes ou de uma área específica. 

 

A estratégia mais eficaz para organizar um evento corporativo é fazer uma curadoria do tema e definir o recorte do assunto para personalizar a pauta. Após essa etapa, é realizada a seleção do palestrante (tem sugestões no próximo tópico). Confira as ideias:

 

  1. O papel do reconhecimento na construção da autoestima profissional.
  2. Mentoria: como a proximidade e disponibilidade das lideranças pode aliviar a pressão e aumentar a confiança nas equipes.
  3. Segurança psicológica e o seu papel na cultura organizacional para que os colaboradores se sintam apoiados para falar e partilhar suas ideias.
  4. Como os treinamentos auxiliam na construção da autoestima e confiança dos profissionais ao longo da carreira.
  5. O poder da escuta para criar um ambiente de trabalho aberto e convidativo ao diálogo.
  6. Delegar e capacitar: como assumir responsabilidades e sair da zona de conforto constrói a autoestima das equipes.
  7. Como a falta de autoestima no trabalho gera funcionários descomprometidos e desmotivados e os riscos para o crescimento da organização.
  8. Aprenda a estabelecer metas alcançáveis e use o poder das pequenas vitórias para aumentar a autoestima da equipe.
  9. O que é autoconsciência e seu papel para profissionais permanecerem em sintonia com seus pontos fortes e fracos e não se julgarem por eles.

Quais são os principais palestrantes sobre autoestima?

Com as ideias para uma palestra sobre autoestima em mente, o próximo passo é escolher alguém capacitado para falar com o público-alvo. Confira três sugestões de palestrantes:

Ricardo Basaglia

Ricardo Basaglia é especialista em gestão de pessoas e liderança. Sua experiência na área é ideal para promover uma palestra sobre crescimento de times e como desenvolver líderes capazes de engajar suas equipes. 

Sergio Zimerman

Em suas palestras, Sergio Zimerman auxilia profissionais a encontrarem soluções para desafios atuais, como aprender com os erros e gestão de crise, momentos que podem abalar a autoestima das equipes, e como superá-los para destravar a expansão do seu negócio.

Invista em uma boa curadoria para sua palestra

Organizar uma palestra sobre autoestima exige um bom planejamento, tempo e uma equipe especializada para tirar a ideia do papel.

 

A boa notícia é que existem empresas especializadas na curadoria de conteúdo que auxiliam na escolha do palestrante ideal e até nos detalhes logísticos.

A PSA tem um vasto banco de palestrantes com mais de 16 mil profissionais, que abrange desde talentos em ascensão até especialistas renomados.

Não encontrou o que procurava?

Pequise pelo artigo abaixo:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não encontrou o que procurava?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

precisando desenvolver seus colaboradores?

Fale com um curador agora!

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

Como melhorar as suas palestras com frameworks de storytelling? Você quer melhorar palestras e conquistar mais engajamento do público? A

Pesquisar conteúdos relevantes, selecionar os que mais interessam e encontrar um palestrante que se encaixe ao tema, é o resumo

A cada dia, mais mulheres buscam por espaços de conhecimento e troca de ideias. Por este motivo, profissionais das áreas

Quer desenvolver autoconfiança e motivação de seus colaboradores? Uma palestra sobre autoestima pode ser a ação que faltava para transformar

Cadastre-se

Deixe seus dados e receba um convite pra nosso evento de lançamento.