As palestras para empresas são estratégicas para potencializar as habilidades do time e fortalecer os valores internos das instituições, a partir da perspectiva de profissionais referências em suas áreas.
O investimento ainda impulsiona melhorias na satisfação, engajamento e produtividade, pois os eventos são planejados para atingir objetivos específicos, dando aos colaboradores os insights necessários para evoluir no trabalho e na carreira.
Segundo a pesquisa ‘Time, Talent, Energy’, realizada pela consultoria Bain & Company, um funcionário satisfeito com seu trabalho é 40% mais produtivo do que um insatisfeito.
Porém, o estudo vai além e destaca que um funcionário engajado é 44% mais produtivo do que um colaborador satisfeito, e um funcionário inspirado no trabalho é quase 125% mais produtivo do que um funcionário satisfeito.
Ou seja, uma empresa precisaria de mais de dois funcionários satisfeitos para produzir tanto quanto um único inspirado.
Por isso, quanto maior a percentagem de colaboradores engajados e inspirados na força de trabalho, maior é o poder produtivo de uma organização.
Quando o assunto é inspirar, as palestras são ferramentas essenciais para integrar a equipe, fornecer conteúdo de qualidade e orientar sobre o nível de excelência que a empresa busca em seus processos.
Quer promover palestras de alta qualidade e com os melhores profissionais do mercado? Continue no artigo e conheça os temas mais relevantes, dicas de palestrantes e como uma parceira corporativa forte ajuda a fazer a melhor seleção.
Boa leitura!
Quais são os principais temas para palestras em empresas?
No contexto corporativo, geralmente os temas para palestras giram em torno de tópicos relevantes e valiosos para a instituição. Para direcionar a escolha e a fala do palestrante, as empresas ainda filtram o tema principal, um subtópico mais importante para o momento.
Confira as sugestões de tópicos muito procurados para palestras em empresas que podem ajudá-lo a escolher o próximo tema do seu evento:
- Competência comunicativa: envolve temas para palestras, como comunicação eficiente no local de trabalho, gestão de conflitos, escuta ativa e desenvolvimento de habilidades interpessoais.
- Diversidade e inclusão (D&I): é uma dos temas mais atuais para palestras em empresas. A conscientização sobre a importância de criar locais de trabalhos diversos aumentou a busca por palestrantes que falam sobre iniciativas de diversidade e abordagem ao preconceito.
- Futuro, tendências e insights do mercado: de olho no futuro, as palestras sobre novas tendências, percepções sobre os rumos do mercado, projeções para o futuro trazem novas ideias para empresas que desejam permanecer competitivas.
- Gerenciamento de crises e resiliência: nos momentos em que a imprevisibilidade domina as expectativas no mercado, é relevante conversar sobre temas, como gestão de crises, o papel da resiliência no trabalho e como navegar e superar desafios cotidianos nas palestras para empresas.
- Gestão e liderança: estratégias para fortalecimento de líderes e processos de gerenciamento, dicas para motivar equipes, como construir uma cultura organizacional forte e promover o envolvimento dos funcionários são tópicos atemporais.
- Inovação e criatividade: o objetivo de se destacar da concorrência e se manter líder no mercado leva à busca por palestras para empresas que abordam temas, como estímulo à inovação, como ser criativo na resolução de problemas e adaptação a mudanças.
- Inteligência emocional: além de habilidades técnicas, as palestras para empresas abordam temas, como a importância da inteligência emocional na liderança e como desenvolver habilidades nesse campo.
- Produtividade e gestão de tempo: técnicas eficazes de gerenciamento de tempo, vilões da produtividade, como equilibrar vida pessoal e profissional são temas populares em palestras para empresas que ressoam em muitos colaboradores.
- Responsabilidade Social Corporativa (RSC): abordar temas de RSC, como implementação de práticas de sustentabilidade, ESG, como criar operações éticas e reduzir impacto social são tópicos importantes para empresas que procuram ser social e ambientalmente responsáveis.
- Transformação digital: a digitalização das empresas, as mudanças provocadas pelo uso das novas tecnologias no ambiente corporativo e como utilizá-las nas estratégias de crescimento dos negócios são temas muito procurados.
5 palestrantes para empresas
Agora que você tem as melhores referências de temas de palestras para empresas, o próximo passo é conhecer uma lista de palestrantes que vale a pena ter no radar. Confira!
1. Walter Longo
Walter Longo é referência em marketing e implementação de estratégias, auxiliando empresas a multiplicarem o faturamento e se tornarem líderes de mercado.
Seus principais temas são: inteligência artificial, mudanças nas profissões com a chegada das IAs e empresa do futuro. Confira uma palestra de Longo para IAX (Inteligência Artificial Experience), em São Paulo:
2. Monique Evelle
Deseja construir uma empresa altamente lucrativa que gera impacto social positivo na sociedade? Monique Evelle é a palestrante ideal para palestras sobre diversidade e inclusão.
Além de empreendedora, Evelle é especialista em ESG e estrela do reality show “Shark Tank Brasil”.
3. Dado Schneider
Dado Schneider é especialista em marketing e comunicação e atua há mais de 30 anos com grandes empresas. Um de seus cases de sucesso é a criação da marca Claro, operadora de telefonia móvel.
Se o seu objetivo com palestras para empresas é adaptação a mudanças e integração de diferentes gerações de colaboradores para aumentar a produtividade e os resultados, Schneider é uma excelente escolha. Confira uma de suas palestras no vídeo a seguir:
4. Gustavo Borges
Quanto o tópico é palestras motivacionais para empresas, nada reverbera mais entre os profissionais do que uma história de sucesso bem contada.
Gustavo Borges é medalhista olímpico e inspira empresários e colaboradores a terem foco, mentalidade vencedora e resultados positivos em ambientes de alta pressão. Além de atleta, Borges usa sua experiência como economista para transformar funcionários em profissionais de alto desempenho.
5. Thiago Concer
Já quando o assunto é vendas, o nome de Thiago Concer é uma das principais referências entre os palestrantes da área. Concer tem mais de 15 anos de experiência como vendedor e mais de 10 anos como consultor de equipes comerciais.
Está enfrentando desafios, como dificuldade de alavancar as vendas mensais, estagnação ou preparação de time para alcançar metas mais ousadas? Confira um trecho de uma das palestras de Concer:
Tenha uma empresa de palestras como parceira corporativa
O processo de escolha do palestrante, a definição do conteúdo e a organização da logística e infraestrutura pede o apoio de profissionais experientes para escolher as melhores soluções para sua empresa.
A PSA pode ser sua parceira corporativa, auxiliando desde a intermediação com o palestrante até a curadoria do evento. Entre em contato agora para começarmos a planejar juntos!