“O mérito individual faz sentido em alguns momentos, mas as equipes precisam de colaboração para funcionar de forma eficiente” – Ana Paula Alfredo

Ana Paula Alfredo, atualmente é coach e mentora na Agregat, possui uma vasta experiência de mais de 30 anos no mundo corporativo, atuando em empresas renomadas como Brahma, Kraft, e Senac, onde chegou a ocupar cargos de diretoria. Hoje, dedica-se ao desenvolvimento humano, ajudando líderes e equipes a explorarem seu potencial máximo.

A profissional, que sua trajetória foi marcada por transições profissionais que proporcionaram tanto aprendizados técnicos quanto pessoais. Com isso, comentou sobre a importância do autoconhecimento, especialmente durante sua transição do mundo corporativo para o desenvolvimento humano. “Quando você olha para trás, faz um inventário da sua vida: o que você quer levar com você e o que precisa deixar para trás”, afirma. Além disso, enfatizou que os maiores aprendizados vêm de momentos de desafio e reflexão, apontando que o crescimento exige coragem para mudanças.

Ana abordou a complexidade de liderar equipes em um mundo de múltiplas gerações, com diferentes motivações e perspectivas. Ela destacou a importância de reconhecer e valorizar a diversidade dentro das equipes, promovendo um ambiente colaborativo. “O mérito individual faz sentido em alguns momentos, mas as equipes precisam de colaboração para funcionar de forma eficiente”, ressaltou.

A motivação, segundo Ana, exige um olhar atento e personalizado, considerando que cada pessoa é única. Ela ressaltou que as novas gerações têm prioridades diferentes das anteriores, como propósito, sustentabilidade e diversidade, sendo essencial que líderes se adaptem a esses novos valores. “A geração atual está mais interessada em propósito do que em estabilidade. Precisamos entender o que os motiva e nos conectar com isso”, comenta.

Para Ana, um líder é alguém que conhece e usa os recursos disponíveis, especialmente humanos, para alcançar os objetivos da organização, promovendo mudanças e inspirando confiança. “O líder é quem faz acontecer, quem promove a mudança e entrega dentro da organização”, comenta. Ela também destacou que a liderança deve ser flexível, capaz de se adaptar a diferentes contextos e sempre aberta a aprender com a equipe.

 

CONTRATE UM PALESTRANTE

Receba uma proposta personalizada

precisando desenvolver seus colaboradores?

+ de 20 mil palestrantes

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

Ao ouvir Luciana Perez da Rocha Esteves contar sua trajetória, não é difícil entender por que ela se tornou uma

Persistência, sensibilidade e propósito. Três palavras que ajudam a descrever a trajetória de Ivson Almeida, hoje supervisor de desenvolvimento humano

Com mais de duas décadas de trajetória em gestão de pessoas, Cleber Moura construiu sua carreira focado no desenvolvimento humano.

Poucas pessoas falam de trabalho com tanta autenticidade quanto Anselmo Oliveira. Sua trajetória, construída com esforço, resiliência e uma paixão

Cadastre-se

Deixe seus dados e receba um convite pra nosso evento de lançamento.