O entrevistado, Artur de Amaral Silva é gerente regional de vendas na MSA Safety, onde trabalha há 10 anos. Formado em Engenharia Ambiental e Sanitária, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, ele iniciou sua trajetória na área técnica e migrou para a comercial, onde descobriu sua paixão e vocação. Durante sua carreira, Artur evoluiu de consultor de vendas a especialista de produtos, até chegar à posição de gestor, na qual atua há cinco anos.
O profissional, destacou a importância de conhecer profundamente a operação antes de assumir uma posição de liderança. Essa experiência permitiu que ele aplicasse práticas mais eficazes, entendendo o que funciona na linha de frente e alinhando isso às estratégias do time.
Como gestor, um dos maiores desafios foi implementar uma mudança de mentalidade sobre o uso de ferramentas como o CRM, que inicialmente enfrentaram resistência dos consultores. Ele explicou: “Foi um desafio muito grande conseguir mudar a cabeça do time para usar a ferramenta de forma adequada. Hoje, cobramos pela qualidade da informação registrada, e isso é essencial para nosso acompanhamento”, comentou.
Lidar com uma equipe espalhada por diferentes regiões do Brasil trouxe a necessidade de adaptar sua abordagem a cada indivíduo. Para Artur, o maior desafio foi personalizar a gestão, respeitando as características e preferências de cada membro. Ele acredita que o papel do líder é conhecer as singularidades de sua equipe.
Artur enfatiza que não existe uma fórmula única para motivar a equipe, pois cada pessoa é motivada de maneira diferente. Na MSA, a empresa incentiva treinamentos constantes, consumindo em média 16 horas por mês para capacitação. “A capacitação é primordial para que nossos consultores tenham sucesso, principalmente no modelo de venda consultiva que praticamos”, ressaltou.
Para Artur, ser líder é exercer confiança nas pessoas e ter um compromisso com a cultura da empresa. Ele ressaltou que o líder deve colocar de lado o próprio ego para que sua equipe brilhe: “O líder é uma ferramenta para ajudar o vendedor a crescer”. Essa abordagem reflete sua visão de que o sucesso da equipe naturalmente eleva o líder.