“Se você fala algo uma ou duas vezes e depois desiste, perde relevância. Constância e resiliência são essenciais para liderar com eficácia” – Paolo Carmine

O profissional, Paolo Carmine é Head de Processos e Inovação no Grupo Elevato, uma empresa consolidada no segmento de varejo com foco em acabamentos para construção, móveis e bem-estar. Desde 2020, ele lidera iniciativas estratégicas no Grupo Elevato, incluindo a digitalização e expansão empresarial, consolidando sua experiência em liderança e inovação.

Conforme a conversa, Paolo destacou que sua trajetória foi marcada por aprendizados importantes, especialmente na aceitação de que projetos nem sempre seguem o cronograma ideal. “O fracasso traz aprendizados importantes. Cada coisa tem seu tempo para acontecer, e isso é parte do amadurecimento”, afirmou. Ele também compartilhou que projetos malsucedidos o ajudaram a ajustar estratégias e abordagens, reforçando a importância de resiliência e paciência no desenvolvimento de processos complexos. Outro ponto enfatizado foi o compromisso com a visão macro da empresa: “Os problemas sempre vão existir. A diferença é como você os encara e trabalha neles com constância”, afirma.

Para Paolo, a formação interna é uma prioridade. “A gente gosta de contratar pessoas mais júniores e desenvolver dentro da equipe. O crescimento delas reflete no crescimento do time como um todo”, comenta. Ele valoriza características como força de vontade, curiosidade e autonomia, elementos que considera essenciais em um ambiente de alta performance.

Referente a processos de motivação direcionados ao grupos, está profundamente conectada à cultura da equipe e seus compromissos dentro da empresa. “A gente acredita muito na liberdade com responsabilidade. Não fico controlando horários, mas as responsabilidades precisam ser entregues”, ressalta. Ele defende que pequenos desafios e feedbacks frequentes mantêm o time engajado e focado nos resultados. Além disso, Paolo acredita que a atitude do líder impacta diretamente a motivação da equipe: “Quando o gestor senta, a equipe deita. Por isso, mesmo nos dias difíceis, o gestor precisa estar de pé, motivado, para que a equipe esteja no mínimo sentada”, compartilha.

Para Paolo, ser líder é ser resiliente, constante e apaixonado pelos problemas. Ele explica: “Os problemas sempre existirão, mas o papel do líder é aceitá-los, adaptá-los e encontrar soluções criativas”, comenta. Ainda em entrevista, o profissional comentou que acredita que a constância é um diferencial importante: “Se você fala algo uma ou duas vezes e depois desiste, perde relevância. Constância e resiliência são essenciais para liderar com eficácia”, afirma.

 

CONTRATE UM PALESTRANTE

Receba uma proposta personalizada

precisando desenvolver seus colaboradores?

+ de 20 mil palestrantes

Você também pode gostar

Fique por dentro dos conteúdos e assuntos em alta produzidos por nós!

Quando Jéssica Nazário fala sobre sua carreira, não é o cargo que vem primeiro. É o impacto. Ao longo dos

Mariana Martins é uma parceira estratégica dedicada a impulsionar o sucesso de executivos e organizações. Com mais de 15 anos

Rita Barbosa não cabe em um rótulo — e talvez seja exatamente aí que mora sua força. Com mais de

Gabriela Camargo tem 28 anos e uma coragem que se construiu na prática. Hoje responsável por eventos na Oral Unic,

Cadastre-se

Deixe seus dados e receba um convite pra nosso evento de lançamento.