Palestra sobre autoestima: perfil de público, temas e palestrantes

Quer desenvolver autoconfiança e motivação de seus colaboradores? Uma palestra sobre autoestima pode ser a ação que faltava para transformar a visão da equipe sobre as próprias habilidades. Isso porque a autoestima, como define o dicionário, é uma “qualidade de quem se valoriza” e, consequentemente, “confia em seus atos e julgamentos”. Trazendo esse conceito para o mundo corporativo, a autoestima profissional é a visão da pessoa sobre o seu valor em uma função, baseada na percepção de competência nas relações interpessoais e nas expectativas sobre o papel que desempenha no trabalho. Quando a avaliação é positiva, as pessoas se sentem fortalecidas, buscam desafios, ficam seguras para propor soluções e motivadas a conquistar novos conhecimentos. Esse cenário favorece o alcance das metas e o crescimento dos negócios. Por isso, trabalhar a autoestima das equipes é estratégico para as empresas que pensam no desenvolvimento da organização junto ao dos colaboradores. Se esse é o seu objetivo, continue no artigo e confira qual o público-alvo ideal para palestras sobre autoestima, a importância do assunto para as mulheres, sugestões de temas para os eventos e dicas de palestrantes para falar na sua empresa. Boa leitura! Qual o público-alvo de uma palestra sobre autoestima e motivação? As palestras sobre autoestima e motivação acontecem em empresas com foco em todo grupo de trabalho para incentivar e ajudar os colaboradores a desenvolverem seus conhecimentos. Por exemplo, ensinar a equipe como descobrir e aplicar suas habilidades, o que fazer para tomar decisões com segurança e técnicas para melhorar capacidades. O objetivo é que os colaboradores valorizem seus conhecimentos e qualidades e sintam-se confiantes para colocá-los em prática. Os empreendedores são outro público-alvo excelente para uma palestra sobre autoestima, pois esse tipo de evento pode impulsionar suas ações e decisões no negócio Para isso, é essencial fornecer insights que ajudem na organização e no processo criativo e aumentem a autoconfiança dos empreendedores em suas propostas inovadoras. As palestras ainda podem ter como alvo equipes específicas, como times de vendas ou de líderes de organizações. Os times de vendas precisam seguir a estratégia da empresa, lidar diretamente com pessoas e ter um pitch afiado para conquistar e fidelizar clientes. Por isso, o contato com profissionais da área é uma injeção de autoestima. As lideranças das organizações, por sua vez, necessitam de orientação para extrair de seus liderados o melhor de suas capacidades, o que alimenta a motivação de mostrar o seu potencial. Um ponto positivo das palestrantes sobre autoestima é que as apresentações são planejadas e personalizadas para atender ao objetivo específico do evento, seja para um público interno ou externo. Leia também >>> Palestra: o que é, objetivos, temas e mais. Entenda TUDO! Importância de promover palestras sobre autoestima feminina Quando o assunto é autoestima, infelizmente, as mulheres ficam atrás dos homens. É o que comprova uma pesquisa feita pelo Instituto Kantar. Segundo o estudo, 20% das entrevistadas sofrem com baixa autoestima. As cobranças sociais e familiares em relação ao corpo e ao comportamento são alguns dos motivos apontados para que as mulheres sejam mais autocríticas que os homens. A força desse julgamento pessoal também chega na vida profissional. A palestra sobre autoestima feminina é uma iniciativa que os gestores de RH estratégico e promotores de eventos podem promover para acolher e incentivar mulheres a acreditarem em suas habilidades técnicas e de comunicação. Como ainda existem resquícios fortes do patriarcado nas relações profissionais e interpessoais entre homens e mulheres, promover a igualdade de gênero como um valor da cultura organizacional exige atenção dos responsáveis pelo bem-estar e desenvolvimento de equipes. 9 temas para abordar em uma palestra sobre autoestima para jovens profissionais Os temas a seguir são ideias para uma palestra sobre autoestima para jovens profissionais, mas que também podem ser trabalhados com equipes experientes ou de uma área específica. A estratégia mais eficaz para organizar um evento corporativo é fazer uma curadoria do tema e definir o recorte do assunto para personalizar a pauta. Após essa etapa, é realizada a seleção do palestrante (tem sugestões no próximo tópico). Confira as ideias: O papel do reconhecimento na construção da autoestima profissional. Mentoria: como a proximidade e disponibilidade das lideranças pode aliviar a pressão e aumentar a confiança nas equipes. Segurança psicológica e o seu papel na cultura organizacional para que os colaboradores se sintam apoiados para falar e partilhar suas ideias. Como os treinamentos auxiliam na construção da autoestima e confiança dos profissionais ao longo da carreira. O poder da escuta para criar um ambiente de trabalho aberto e convidativo ao diálogo. Delegar e capacitar: como assumir responsabilidades e sair da zona de conforto constrói a autoestima das equipes. Como a falta de autoestima no trabalho gera funcionários descomprometidos e desmotivados e os riscos para o crescimento da organização. Aprenda a estabelecer metas alcançáveis e use o poder das pequenas vitórias para aumentar a autoestima da equipe. O que é autoconsciência e seu papel para profissionais permanecerem em sintonia com seus pontos fortes e fracos e não se julgarem por eles. Quais são os principais palestrantes sobre autoestima? Com as ideias para uma palestra sobre autoestima em mente, o próximo passo é escolher alguém capacitado para falar com o público-alvo. Confira três sugestões de palestrantes: Ricardo Basaglia Ricardo Basaglia é especialista em gestão de pessoas e liderança. Sua experiência na área é ideal para promover uma palestra sobre crescimento de times e como desenvolver líderes capazes de engajar suas equipes. Sergio Zimerman Em suas palestras, Sergio Zimerman auxilia profissionais a encontrarem soluções para desafios atuais, como aprender com os erros e gestão de crise, momentos que podem abalar a autoestima das equipes, e como superá-los para destravar a expansão do seu negócio. Invista em uma boa curadoria para sua palestra Organizar uma palestra sobre autoestima exige um bom planejamento, tempo e uma equipe especializada para tirar a ideia do papel. A boa notícia é que existem empresas especializadas na
Palestra sobre inteligência emocional: melhores temas e palestrantes

Planeja promover uma palestra sobre inteligência emocional? O tema é popular nas empresas, afinal, essa capacidade influencia não só o desempenho profissional, mas também a convivência nas equipes. A Mental Health America define a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa gerenciar as próprias emoções e compreender as de outros indivíduos ao seu redor. Com essa capacidade, os colaboradores podem progredir, ter um desempenho melhor na carreira, aprender a analisar e, acima de tudo, respeitar suas respostas emocionais. Por isso, explorar os elementos-chave da inteligência emocional — autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais — por meio de palestras é uma estratégia de gestão que impulsiona os times. Continue no artigo e confira sugestões de temas, palestrantes e dicas das melhores palestras já realizadas sobre o tema e organize um evento de sucesso. Temas para palestra sobre inteligência emocional no trabalho As palestras sobre inteligência emocional no trabalho podem fazer uma abordagem geral do tema ou explorar um elemento-chave para personalizar a apresentação. Geralmente, os organizadores e curadoria de palestras listam as necessidades da empresa, filtram as ideias e definem o aspecto mais estratégico para debater no momento. Confira a seguir sugestões de temas sobre inteligência emocional para abordar em palestras: O que é inteligência emocional, os cinco elementos-chave e como eles afetam as emoções e reações das pessoas. Como cultivar relações humanas por meio dos diferentes aspectos da inteligência emocional. O papel das emoções no local de trabalho e como a autoconsciência ajuda nas conexões com outras pessoas. Como fazer autogestão pessoal e usar as emoções para tomar melhores decisões e projetar a imagem que você deseja que os outros percebam. O que é consciência social, como dar sentido aos outros e superar os desafios da empatia. Como trabalhar de forma eficaz em equipe ou ser líder e a importância de mentores transformadores na construção do legado profissional. Quais são as raízes psicológicas e biológicas dos comportamentos cooperativos e como fortalecer a empatia, a confiança e a colaboração nas equipes. Como exercer uma liderança socialmente inteligente e construir uma cultura organizacional de pertencimento e engajamento. Compreendendo o conceito de autoconsciência e seu papel no gerenciamento dos pensamentos e na criação de uma nova mentalidade. Estratégias para lidar com situações estressantes e como mudar a perspectiva para moldar o comportamento. Dicas práticas para equipes gerenciarem relacionamentos, aproveitarem seus pontos fortes pessoais, coletarem feedback e comunicarem suas intenções. Os temas acima são apenas sugestões para uma palestra sobre inteligência emocional no trabalho. É fundamental conhecer melhor o assunto e ouvir os colaboradores para chegar ao tema que vai realmente ajudá-los a progredir. Lista de palestrantes sobre inteligência emocional Com o tema definido, o próximo passo é pesquisar palestrantes sobre inteligência emocional que abordem o tema no recorte desejado. A conexão com o palestrante e a personalização da palestra são pontos fundamentais para o engajamento dos colaboradores com o evento. Veja a lista de nomes que são referência em inteligência emocional: 1. Ricardo Basaglia Ricardo Basaglia é CEO da Michael Page, a maior empresa de recrutamento de executivos da América Latina. Nas apresentações, aborda temas, como crescimento do time nas empresas, liderança e gestão de pessoas. Sua abordagem é ideal para organizações preocupadas com o futuro do negócio, mas que desejam fornecer as ferramentas certas para os colaboradores crescerem junto, e para as que precisam de líderes capazes de desenvolver e conquistar a confiança de seus times. Em suas palestras, Basaglia aplica a abordagem apresentada no seu livro best-seller, “Lugar de Potência”, que já transformou milhares de profissionais. 2. Fernanda Leite A mentora de líderes Fernanda Leite é outra dica da lista de palestrantes sobre inteligência emocional para potencializar eventos com essa temática. Com mais de 20 anos de carreira como head de RH, Leite aborda temas, como: saúde mental e gestão emocional, desenvolvimento profissional e produtividade x bem-estar. As palestras tratam dos benefícios em longo prazo de um bom gerenciamento de emoções para a saúde mental, das transformações na cultura organizacional e como conciliar vida equilibrada e alta produtividade. 3. Gabriel Carneiro Gabriel Carneiro é especialista em gestão da emoção e comportamento humano, o que o torna outra excelente escolha para uma palestra sobre inteligência emocional. Os temas que Carneiro aborda em suas apresentações são: desenvolvimento de líderes, inteligência emocional e propósitos fortes. Dessa forma, auxilia empresas que precisam melhorar a performance de seus líderes, desenvolver equipes maduras que sabem lidar com suas emoções e alinhar os propósitos empresariais aos dos colaboradores. Confira no vídeo abaixo a explicação de Carneiro dos aspectos essenciais para entender inteligência emocional: 3 aspectos para você entender Inteligência Emocional 4. Mario Sergio Cortella Mario Sergio Cortella é referência para palestras sobre motivação, mudanças, educação, ética, responsabilidade social, desenvolvimento pessoal e comprometimento — assuntos totalmente conectados com inteligência emocional. A qualificação de Cortella nos assuntos garante uma abordagem profunda dos temas, auxiliando as equipes na aplicação do conhecimento. Além disso, sua linguagem descontraída torna assuntos densos mais acessíveis e transformadores. 5. Rossandro Klinjey Rossandro Klinjey é psicólogo, escritor e atua no campo da psicologia, educação e desenvolvimento pessoal. Com uma abordagem singular, Klinjey foca na empatia e compreensão das complexidades da mente humana. Se o seu objetivo é prover uma palestra sobre inteligência emocional com um clima positivo, vale a pena conhecer mais do palestrante e sua abordagem sobre saúde mental e bem-estar. Dicas de melhores palestras sobre inteligência emocional Estudar o tema é a melhor forma de identificar os aspectos e pontos que podem ser abordados em um evento corporativo sobre o tema. Para inspirar sua pesquisa, listamos três das melhores palestras sobre inteligência emocional: Ansiedade no presente e no futuro A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é psiquiatra e autora conhecida em todo Brasil. Nesta apresentação, aborda o papel do medo, ansiedade e estresse e explica a evolução humana na busca pela felicidade. Ansiedade no presente e no futuro | Dra. Ana
Palestra sobre empreendedorismo: melhores temas e oradores!

Falar sobre empreender no Brasil pode incentivar a troca de ideias, o networking e o desenvolvimento de negócios. Promover uma palestra sobre empreendedorismo é uma boa maneira de conversar diretamente com muitos destes empreendedores promissores. De acordo com o Mapa de Empresas organizado pelo Governo Federal, o Brasil tem mais de 21 milhões de empresas ativas. Além de criar eventos para pessoas que já têm negócios, é possível também pensar em lidar com o empreendedorismo como uma habilidade a ser explorada por todos. Para realizar um evento como este, é necessário ter conhecimento sobre os principais temas e os melhores palestrantes do mercado. Quer entender mais sobre a importância de uma palestra para empreendedores e obter informações essenciais para realizar uma? Continue a leitura! Temas para palestras sobre empreendedorismo O empreendedorismo abarca diversos assuntos, por isso, é importante pensar bastante no recorte temático que deseja ter em seu evento. Nesse sentido, ter uma noção geral dos principais temas discutidos pode facilitar o processo. Um termo importante, por exemplo, é o empreendedorismo em dois tempos, usado em palestras em várias instituições. Esse conceito discute a importância de equilibrar empreendedorismo empresarial, corporativo e social. Eventos com esta temática servem para ampliar os horizontes do profissional. Para entender mais sobre cada um desses eixos de palestra sobre empreendedorismo, continue a leitura. Empreendedorismo empresarial A visão mais comum do empreendedorismo é a empresarial. Consiste em ações e estratégias para melhorar fluxos, resultados, lucros e, consequentemente, levar a instituição a um patamar mais elevado. Para promover uma palestra para empreendedores focada nesse tipo de atuação, o palestrante deve focar em tópicos como: técnicas de negociação; vantagens do uso de inteligência artificial; gestão de vendas e de custos. Empreendedorismo corporativo Uma palestra sobre empreendedorismo corporativo incentiva os colaboradores a adotarem uma postura de negócios em seus trabalhos. O foco desse eixo é gerar um ambiente e uma equipe propícia a criar novas realidades e a buscar evolução constante. Para um evento que visa essa abordagem, alguns pontos interessantes são: criatividade e curiosidade; inovação; motivação. Empreendedorismo social O Monitor Global de Empreendedorismo aponta que, para 76,5% dos empreendedores entrevistados, a motivação para iniciar um negócio é fazer a diferença no mundo. Uma palestra sobre empreendedorismo social combina perfeitamente com esse motivo para empreender. Diferente de práticas tradicionais, esse eixo do empreendedorismo visa soluções inovadoras para problemas sociais. Busca, para além da lucratividade, causar um impacto positivo na sociedade. Para tal, alguns temas são essenciais: boas práticas de ESG; diversidade; impacto social. Agora que você já conhece os principais temas para promover uma palestra sobre empreendedorismo. Continue a leitura para conferir os motivos para realizar o evento e como fazê-lo de forma simplificada e profissional. Por que fazer uma palestra para empreendedores? Segundo o Monitor Global de Empreendedorismo, cerca de 71% dos brasileiros conhecem alguém que começou um novo negócio recentemente. O Brasil está repleto de empreendedores de diferentes ramos e tamanhos. Conversas sobre negócios, soft skills e tendências são maneiras de chamar a atenção do público em potencial e convidá-lo a participar do seu evento. As vantagens de promover palestras sobre empreendedorismo são muitas, dentre as quais se destacam: networking e troca de ideias; compartilhamento de histórias e jornadas; variedade de temas para palestras de empreendedorismo. Quer conhecer os melhores profissionais para seu evento? Continue a leitura. Melhores palestrantes de empreendedorismo Para sua palestra sobre empreendedorismo ser um sucesso, o profissional escolhido precisa estar alinhado à abordagem definida. Para isso, conheça alguns dos melhores palestrantes de empreendedorismo do Brasil. Dado Schneider Renomado palestrante de marketing e comunicação, Dado Schneider é referência em marketing, vendas, liderança, empreendedorismo e motivação. Ele é a escolha certa para empresas que querem desenvolver novas habilidades em seus colaboradores e que precisam de velocidade e adaptação para gerar mais resultados. Para conhecer mais sobre Dado, confira a entrevista que ele concedeu ao Congresso Brasileiro do Cooperativismo: Entrevista com Dado Schneider | 15° CBC Sergio Zimerman O fundador e CEO da Petz, empresa líder do setor pet e avaliada em R$8 bilhões, tem vasta experiência em palestras sobre empreendedorismo. Sergio Zimerman já ajudou milhares de empreendedores que querem escalar seus resultados e sentem que sua empresa não cresce proporcionalmente ao seu potencial. Veja vídeo em que Zimerman conta sobre sua trajetória no podcast Do Zero ao Topo: PETZ: depois de falir, esse empreendedor fundou um pet shop bilionário Monique Evelle A jovem empresária Monique Evelle é uma das palestrantes de empreendedorismo mais renomadas da atualidade. Especialista em negócios de impacto social, incentiva empresas que querem começar a investir em ESG, que buscam por inovações e tecnologia e que querem sair do campo das ideias e ter mais resultados práticos. Em entrevista ao programa Mulheres e Negócios, Monique Evelle incentiva empreendedores, confira: Quer empreender? ‘Vai com medo mesmo’, incentiva Monique Evelle Flávio Tavares CEO da UPPER e fundador da Welcome Tomorrow, Flávio Tavares atua na área de marketing há mais de 20 anos e é referência em palestras sobre empreendedorismo. Ele auxilia empresas que querem acompanhar as mudanças frequentes do mercado e que buscam por estratégias de marketing e comunicação mais conectadas ao cliente. No podcast Tanino Cast, Flávio conta sobre sua trajetória de empreendedorismo, veja: FLAVIO TAVARES (Empreendedor e Palestrante) – Tanino Cast #038 Para promover uma palestra sobre empreendedorismo com organização profissional e um line-up coerente com seu propósito, conte com a curadoria de palestras da Profissionais SA. Com a líder do mercado, você tem um processo completamente personalizado, que atende às necessidades e expectativas do seu público. A PSA trabalha com os melhores profissionais e tem um time de palestrantes exclusivos. A missão da empresa é ser a ponte entre ideias e ações concretas. Na Profissionais SA, as palestras transcendem o simples evento, pois reverberam transformação e resultado.
Quanto um palestrante cobra? Conheça os aspectos que aumentam o preço

Saber quanto um palestrante cobra é um dos primeiros passos para iniciar o planejamento de um evento. Afinal, o line-up é o que atrai o público e garante a experiência positiva. No entanto, embora essa seja uma das principais perguntas durante a organização, não existe uma resposta pronta ou única: o custo de uma palestra pode depender da experiência do profissional, a duração e modalidade do evento, o tema e diversas outras variantes. Então, se você está começando a estruturar um treinamento, convenção, conferência e afins, precisa entender como o valor de uma palestra é definido e as melhores formas de encontrar o palestrante ideal dentro do seu orçamento. Quer aprender? Vamos lá! Quanto um palestrante cobra? Quando é hora de começar a planejar um evento corporativo ou de outros tipos, a primeira pergunta que surge entre os organizadores é: “quanto um palestrante cobra?”. Para essa resposta, é preciso considerar os pontos que norteiam o custo de uma palestra. Por exemplo: renome do palestrante: talentos em ascensão cobram menos que especialistas renomados e famosos. Isso porque a autoridade e a bagagem do profissional podem valorizar (e muito!) o preço da palestra. carga horária: um painel de 30 minutos com outros convidados certamente demanda um investimento menor do que um treinamento de horas ou dias. modalidade do evento: o evento ser presencial ou on-line também pode interferir no custo, uma vez que exige ou não que o palestrante se preocupe com a logística. localização: se você estiver cotando um profissional de outra cidade/estado, pode ter um custo maior durante a contratação devido ao transporte, hospedagem e/ou alimentação do palestrante. tipo de público: eventos internos, como treinamentos corporativos, costumam ter valores diferentes de palestras abertas ao público com venda de ingressos. gravação: se a palestra for gravada para virar um conteúdo de propriedade da empresa organizadora, o palestrante pode cobrar um valor mais alto. Palestrante cobra por hora ou por palestra? Um palestrante pode cobrar tanto por hora (a depender da demana) como por palestra. Em geral, quando o profissional é contratado para eventos mais longos, como uma convenção de vários dias, é mais comum cobrar por hora. Porém, essa não é uma regra: existem aqueles que preferem cobrar um valor fixo por palestra, já considerando aspectos, como duração, local e descolamento. Para saber como o profissional precifica sua palestra, a única saída é entrar em contato com nossa curadoria ou com o próprio palestrante. O que podemos adiantar é que diversos fatores podem influenciar quanto um palestrante cobra: sua experiência, a duração da apresentação, o público e até mesmo o tema abordado. Como saber o valor cobrado por palestrantes? Para saber quanto um palestrante cobra, o primeiro passo é solicitar um orçamento. Como os valores variam de um profissional para outro e do tipo de evento, não existe um preço único. Esse orçamento pode ser feito diretamente com o profissional, por meio de um site oficial ou outros meios de contato, ou com a intermediação de uma empresa, que fica responsável pela busca de especialistas com o perfil ideal para determinada ocasião. Quanto custa contratar um palestrante? O custo para contratar um palestrante depende de vários aspectos: a empresa pretende delegar a tarefa para uma agência de palestrantes ou fará a busca sozinha? O evento será presencial ou on-line? Para um público interno ou com venda de ingressos? Todos esses fatores interferem no valor do serviço. Embora o RH possa fazer a contratação do profissional, investir no trabalho de uma agência especializada na curadoria de palestrantes pode ser bastante interessante. Isso porque empresas, como a PSA, possuem um portfólio de palestrantes com diversos profissionais que falam de diferentes temas e cobram preços variados. Dessa forma, é possível encontrar o palestrante adequado para o seu evento que atenda suas expectativas e respeite seu orçamento — sem você precisar se preocupar com mais essa tarefa! O que é uma agência de palestrantes? Como dito, uma das formas de saber quanto um palestrante cobra e encontrar o profissional ideal para seus objetivos (e caiba no orçamento) é delegando essa função para uma agência de palestrantes, que nada mais é do que uma empresa especializada na curadoria de palestrantes. Basicamente, essa empresa faz uma busca em seu banco de dados por especialistas que: falem do tema que será abordado em seu evento; tenham o “perfil” desejado pelo contratante; estejam dentro do orçamento disponibilizado. Assim, ela consegue selecionar os melhores nomes para atender sua necessidade. E tem mais: algumas empresas, como a PSA, ainda vão além dessa curadoria e se envolvem em outros detalhes importantes, como o transporte do palestrante, infraestrutura e logística do evento, entre outros. Como funciona a contratação de um palestrante pela PSA? A PSA é uma intermediadora para a contratação de palestrantes. Em outras palavras, nós somos o elo fundamental entre o contratante e o contratado para garantir a melhor escolha do palestrante. O time da PSA é uma curadoria completa, ajudando desde o line-up até a estruturação, sempre se preocupando em entregar uma experiência completa para seu evento. Sempre buscando apresentar opções que fazem total sentido para que tudo seja um grande sucesso. Além do palestrante também podemos contribuir para seu evento com opções de mestres de cerimônia, stand-up e até mesmo música ao vivo. Faça um orçamento e encontre o palestrante ideal Agora você já conhece todos os fatores e processos que podem interferir no quanto um palestrante cobra, certo? Então, se quer garantir uma contratação adequada e que atenda suas expectativas, lembre-se de que o nosso time possui um banco com mais de 16 mil palestrantes e está pronto para te auxiliar nessa escolha. Além de simplificar o processo de contratação, a PSA oferece serviços de curadoria para garantir que seu evento seja inesquecível.
Como montar um evento de palestras: diferentes tipos e dicas

Um evento com palestras é uma ferramenta poderosa para inspirar, levar conhecimento, engajar equipes e promover networking. No entanto, para alcançar esses objetivos, é preciso pensar em cada detalhe: desde a finalidade até o formato, a divulgação e a escolha dos palestrantes. Para simplificar a realização desse acontecimento, existem empresas que podem facilitar o planejamento, como as agências de palestrantes, que ajudam a encontrar o especialista ideal para atender às necessidades do público e da empresa organizadora. Se você se interessa pelo tema, chegou ao conteúdo certo. A seguir, vamos falar sobre os principais tipos de eventos em que você pode realizar palestras, além de dicas valiosas para montar um encontro de sucesso. Confira! Como montar um evento de palestras? O planejamento e organização de um evento com palestras envolvem diversas etapas, como: Definir o tipo de evento; Escolher a data, local e horário; Selecionar os palestrantes; Divulgar o evento; Cuidar da logística, entre outros. Abaixo, confira cada um dos passos com detalhes. 1. Definir o tipo de evento O primeiro passo para organizar palestras é entender o seu objetivo. A finalidade é oferecer um conteúdo educativo? Motivacional? Ensinar técnicas relacionadas a uma determinada área? Saber a meta é fundamental para direcionar suas próximas decisões, como o tipo do evento. Será um treinamento? Uma conferência? Essas respostas vão te ajudar a definir desde o tema até o público-alvo e o formato mais indicado, como um evento on-line ou presencial. 2. Escolher a data, local e horário Ao estabelecer o tipo de palestra ou evento, a etapa seguinte é decidir a data, o local (físico ou virtual) e o horário. Essa é a hora de pensar em um possível line-up e elaborar um cronograma que envolva desde a organização ao dia da palestra, e até mesmo o pós-evento. 3. Selecionar os palestrantes Embora a escolha dos palestrantes seja um dos pontos mais importantes no planejamento de um evento com palestra, esse passo só acontece depois de ter o básico definido: objetivo, data, local, horário e formato. Esses aspectos são relevantes para encontrar os especialistas mais adequados para o evento e para facilitar o momento de solicitar orçamentos. Afinal, essas questões influenciam diretamente o custo de uma palestra. 4. Divulgar o evento Se seu evento de palestra for aberto ao público, com venda de ingressos, inclua a etapa de divulgação no cronograma. Afinal, você precisa promover o evento para atrair os participantes. Aproveite as redes sociais para investir em anúncios, criar um site oficial e até mesmo fazer parcerias com outras organizações. 5. Cuidar da logística Para palestras presenciais, garanta uma boa infraestrutura, desde equipamentos de som, iluminação até o conforto dos participantes. Se for on-line, escolha uma plataforma que comporte a quantidade de acessos e teste tudo com antecedência. Quais são os tipos de eventos com palestras? Existem diferentes eventos que podem ter palestras em seu cronograma, como treinamentos e conferências. Listamos os principais tipos a seguir. Treinamento corporativo Os treinamentos corporativos são normalmente organizados por empresas com o objetivo de capacitar os colaboradores. Segundo a Pesquisa Panorama do T&D no Brasil, feita pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o investimento em treinamento e desenvolvimento aumentou cerca de 34%. Para isso, as empresas buscam por palestrantes especializados em habilidades específicas para levar conhecimento. Ou focam em palestras motivacionais, com o objetivo de inspirar o time. Conferência Uma conferência é um evento que reúne especialistas em uma área para falar sobre tendências, inovações e afins. Normalmente, o cronograma inclui diversas palestras e painéis. Os principais objetivos são: promover uma atualização e especialização profissional e estimular a troca entre os participantes (o famoso networking). Seminário O seminário é um tipo de evento menor que uma conferência e normalmente mais focado, com um único tema. Em geral, o cronograma de um seminário inclui palestras e sessões de pergunta e resposta, com uma grande interação entre os palestrantes e os participantes. Esse tipo é uma ótima opção para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos em temas mais específicos. Tanto que, ainda segundo a pesquisa da ABTD, 49% das organizações possuem um orçamento anual para enviar não líderes para treinamentos por meio de cursos e seminários. Congressos Outro tipo de evento com palestra é o congresso, que normalmente combina diferentes atividades: palestras, workshops e premiações. Devido a essa “grade” mais cheia, os congressos costumam durar mais de um dia. Webinários As palestras também podem acontecer em eventos on-line, os famosos webinários. Uma vantagem desse tipo é a possibilidade de pessoas de diferentes locais participarem, uma vez que tudo é feito de forma virtual (desde a compra do ingresso até a própria palestra). Normalmente, o webinar é transmitido ao vivo, mas também pode ser um evento gravado para que outras pessoas o acessem depois. Quais os melhores tipos de palestras para eventos? Está na dúvida sobre qual palestra colocar em seu evento? Veja os principais tipos: Motivacional: conteúdo que tem o objetivo de inspirar o público, em que o palestrante costuma trazer experiências pessoais de sucesso e superação. Educativa: palestra para compartilhar conhecimento sobre um tema específico, com um conteúdo cheio de informação e técnicas de aprendizagem. Técnica: conteúdo com o objetivo de ensinar os participantes uma nova habilidade, apresentando ferramentas práticas para aprimorar competências. Corporativa: esse tipo de palestra é focada em atender às necessidades das empresas e dos funcionários, trazendo temáticas relevantes para o mundo dos negócios. Vale a pena contratar uma agência de eventos e palestras? Agora você já sabe como organizar uma palestra para um evento: desde o planejamento até a escolha do tipo. Porém, sabia que também é possível delegar toda a organização do seu evento para uma empresa? Uma agência de eventos de palestras conta com um banco de dados com diversos profissionais que atuam nos mais diversos segmentos. Dessa forma, a empresa seleciona os melhores nomes, de acordo com o tema do evento, solicita orçamentos e leva ao
Como fazer uma palestra? Dicas práticas para o seu evento

Saber como fazer uma palestra é indispensável para ter um evento de sucesso. Afinal, é preciso muito planejamento, organização e atenção aos detalhes. Cada etapa é importante para garantir uma experiência positiva para todos os envolvidos, desde os palestrantes aos participantes. Quer saber quais são esses passos e o que você precisa fazer em cada um? Continue lendo e confira o nosso guia para fazer um evento dinâmico e memorável! Como fazer uma boa palestra? Fazer uma boa palestra envolve diversos aspectos, como: Planejamento do evento; Definição do orçamento; Escolha do espaço e data; Seleção do palestrante; Divulgação do evento; Preparação do local. A seguir, veja cada um desses passos em mais detalhes. 1. Planejamento do evento Saber como fazer uma palestra está diretamente relacionado a conseguir produzir um bom evento. Isso porque tudo começa com a organização, o que envolve desde pensar nos objetivos do evento e o tema, até definir questões mais práticas, como: será para uma palestra interna ou com venda de ingressos? qual a quantidade de participantes? será um encontro presencial ou on-line? Ter esses pontos bem definidos é fundamental para fazer um bom evento e, principalmente, atingir o seu objetivo. Leia também: Treinamento corporativo: o que é, qual a importância, dicas e mais 2. Definição do orçamento Com as primeiras perguntas respondidas, fica mais fácil definir um orçamento que atenda às expectativas, mas que não gere despesas desnecessárias. Se você optar por uma palestra on-line, por exemplo, terá custos reduzidos em relação ao aluguel do local, alimentação, materiais físicos e afins. Essa modalidade, inclusive, foi a solução encontrada durante a pandemia, quando o setor de eventos sofreu uma queda de 98% no faturamento, segundo o Sebrae. Hoje, as palestras virtuais continuam em alta e são ótimas opções. Agora, se a ideia é fazer um evento presencial, esses custos precisam ser considerados. Se você quer aprender como fazer uma palestra para organizar um evento interno para seus colaboradores, pode economizar com o espaço (caso faça dentro da própria empresa) e com divulgação. Já uma palestra para um público externo, com cobrança de ingresso, pode exigir investimento desde a estrutura até as ações de marketing para promover o encontro. Ou seja: o orçamento é um fator essencial para fazer uma palestra de sucesso. Afinal, interfere diretamente em todas as decisões seguintes, principalmente na escolha do palestrante. 3. Escolha do espaço e data O terceiro passo de como fazer uma palestra é definir o dia e o local do evento. Essa etapa vale tanto para eventos presenciais como virtuais. No caso do presencial, é importante escolher um espaço em uma boa localização e que tenha uma estrutura adequada para o seu tipo de evento. Já na reunião virtual, fique atento à plataforma que será usada. Ela precisa ter capacidade de acesso para todos os participantes e permitir a gravação da tela (caso você pretenda gravar). Em relação à data, o segredo é conferir a disponibilidade tanto do palestrante quanto da própria empresa para não ter conflitos de agenda. 4. Seleção do palestrante Objetivo, orçamento, data e local (físico ou virtual) definidos, agora é o momento de ir atrás do palestrante ideal para o seu evento. Normalmente, quando se fala em como fazer palestra, esse é o primeiro passo lembrado. Porém, sem os detalhes anteriores definidos, fica mais difícil encontrar o profissional adequado. Uma dica para fazer a curadoria do palestrante é conferir os temas e assuntos que ele aborda, suas especialidades. Dessa forma, o conteúdo se torna mais relevante e interessante para o público. Caso ache difícil fazer essa seleção sozinho, você pode contar com a Profissionais SA! Nosso time realiza uma curadoria dos melhores palestrantes conforme seu objetivo para garantir acerto total na escolha. 5. Divulgação do evento O quinto passo na organização de uma palestra de sucesso envolve a divulgação do evento. Se você está fazendo um evento aberto ao público, precisa promover a palestra pelas redes sociais, por meio de e-mail marketing, anúncios e outras estratégias. Afinal, se você não falar sobre o evento, como conseguirá atingir seu público? Essa fase também engloba o planejamento da venda dos ingressos: será vendido presencialmente? por uma plataforma on-line? terá condições especiais? Independentemente do modo, tente fazer o processo de inscrição o mais rápido e intuitivo possível. No caso de uma palestra interna, uma comunicação pré-evento pode ser interessante para deixar o público informado e mais engajado. 6. Preparação do local Para fechar com chave de ouro, basta deixar tudo pronto: se for um evento presencial, organize o espaço e confira todos os equipamentos com antecedência para garantir que estejam funcionando na hora da palestra. Isso inclui sistema de som, microfones, projetos e afins. Já para o evento on-line, teste a plataforma e garanta um bom acesso à internet para o mediador. Peça também ao palestrante para conferir o sinal de onde está para evitar problemas de conexão. Como fazer a mediação de palestra? Se você está organizando um grande evento com painéis de temas específicos, pode ser necessário contar com um mediador. Esse profissional será responsável por apresentar os palestrantes, equilibrar a participação de cada um, fazer perguntas pertinentes e desempenhar outras funções essenciais para garantir a fluidez e o sucesso do evento. A mediação também é importante para manter o evento interessante, fazendo introduções e comentários concisos e incentivando a participação do público. Outro ponto importante para uma boa mediação é seguir o planejamento, principalmente em relação ao cronograma, garantindo que os painéis e palestras comecem e terminem nos horários previstos. Como fazer uma palestra dinâmica? Dicas práticas Para tornar sua palestra dinâmica e memorável, você pode seguir algumas dicas: Comece procurando profissionais adequados, que consigam cativar o público, seja utilizando humor ou outras estratégias; Peça ao palestrante para utilizar recursos visuais, como slides e vídeos curtos, para tornar o conteúdo mais atrativo e
Curadoria de eventos: o que é, como funciona + contratação

O trabalho de uma curadoria de eventos é semelhante ao de um curador de artes. O profissional (ou equipe responsável pela organização) pesquisa todos os detalhes para que a palestra comunique o objetivo desejado. Um evento bem-sucedido implica que os participantes se engajaram com o tema apresentado, estabeleceram uma conexão significativa com o palestrante e absorveram novos conhecimentos e aprendizados. Por isso, investir em uma empresa especializada na organização de palestras pode ser o diferencial que seu negócio precisa para impulsionar treinamentos, workshops, painéis e outras atividades corporativas. Neste artigo, explicamos o que é e o que faz uma curadoria de eventos, como funciona a seleção de conteúdo, a busca por palestrantes, vantagens de contratar e mais. Continue e boa leitura! O que é e o que faz uma curadoria de eventos? A curadoria de eventos é um serviço realizado por empresas que fazem todo processo de organização, desde a definição do tema, escolha do palestrante, apoio logístico e mais. O trabalho pode envolver um curador ou equipe que se dedica exclusivamente ao projeto. O objetivo é comunicar a proposta do evento de forma clara, mostrando a conexão do conteúdo com o palestrante para integrar todos os elementos e proporcionar uma experiência de aprendizado inesquecível. Os eventos corporativos abordam temas para palestras variadas, escolhidos conforme as necessidades que o negócio identifica para melhorar a qualificação da equipe ou ainda para motivar o engajamento com o trabalho. Leia também: 5 vantagens dos eventos corporativos para sua empresa. Como funciona uma curadoria de conteúdo para eventos? A curadoria de conteúdo é parte fundamental da organização de eventos e parte de uma pergunta-chave feita aos clientes: qual é o problema que você quer resolver? A partir da resposta, o curador começa a trabalhar: define o tema, entende a dor do cliente e pesquisa no portfólio de palestrantes quais especialistas atendem da forma mais assertiva a proposta. Em um universo com milhares de palestrantes disponíveis por tema, a curadoria filtra quais são os melhores nomes para o seu evento, conforme uma série de fatores, como budget, local do evento e formato desejado. Além disso, o orçamento funciona como um segundo filtro para fechar a lista de possibilidades. Com o tema, a dor (objetivo) e melhor palestrante indicados, a curadoria foca no alinhamento do conteúdo, formato da palestra e recursos técnicos e visuais necessários para que a comunicação seja clara e o conteúdo bem compreendido por todos. Quando o evento é maior e reúne mais de um palestrante, a curadoria de eventos coordena o line-up dos palestrantes e os temas para que todos se conectem com o objetivo principal. Como encontrar palestrantes? A pesquisa é o principal meio para encontrar bons palestrantes. Porém, você deve estar se perguntando onde a curadoria de eventos faz essa busca? A PSA, por exemplo, tem um portfólio com mais de 16 mil palestrantes cadastrados, o que contribui para que nossa curadoria tenha acesso aos maiores nomes do mercado e indique somente os palestrantes com NPS acima 9, o que garante encontrar o palestrante ideal garantindo assim o sucesso do evento. Esse banco de dados é resultado de mais de 12 anos como especialista no mercado de palestrantes. Dessa forma, especialistas renomados buscam a PSA para levar conhecimento por meio de suas palestras. Embora nossa curadoria priorize os nomes com maior NPS. O vasto banco de palestrantes nos proporciona conexão com outros grandes nomes do mercado, o que possibilita sempre a escolha certa para o seu evento. Quais são as vantagens de contratar uma curadoria de eventos? Agora que você sabe o que é e as funções de uma empresa de curadoria de eventos, listamos as vantagens de investir no serviço: 1. Conhecer e selecionar palestrantes com facilidade Para uma empresa que nunca realizou um evento e vai organizar o primeiro, a inexperiência faz com que qualquer nome pareça impossível e inacessível. Com a curadoria de eventos, os organizadores conhecem vários especialistas e ainda recebem orientação para selecionar o palestrante que atende o objetivo desejado, dentro do orçamento definido. 2. Ter uma consultoria para refinar o tema e conteúdo da palestra Geralmente, as empresas chegam na curadoria de eventos com uma ideia do tema, mas sem uma definição clara sobre os aspectos específicos que desejam explorar. O consultor ajuda a refinar o tema e, consequentemente, o conteúdo da palestra, para conectar a apresentação às dores da audiência ou da equipe interna. Dessa forma, a empresa tem mais chances de obter o retorno desejado com o investimento. 3. Receber suporte logístico para o evento A escolha do palestrante é uma etapa crucial, mas as curadorias de eventos vão além, dando suporte logístico para os clientes. Isso porque um bom palestrante em uma infraestrutura ruim não terá o efeito desejado na audiência. Por isso, é fundamental garantir conforto, ambiente agradável, recursos técnicos e visuais disponíveis, entre outros detalhes. 4. Mensurar a satisfação com as palestras pós-evento Uma palestra não acaba quando termina. Mensurar a satisfação dos participantes pós-evento é crucial para que as empresas entendam seus erros e acertos e recebam sugestões para o próximo. A equipe de curadoria é a responsável por criar e enviar as pesquisas de satisfação, compilando os dados posteriormente e apresentando para os clientes. 5. Criar um ciclo de aprendizado contínuo Mediante um retorno positivo da experiência, as empresas podem investir em treinamento e desenvolvimento, destinando parte do orçamento anual para realização de palestras. O ciclo de aprendizado contínuo fortalece a cultura organizacional, melhora as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores, além de otimizar os resultados da empresa. Quanto uma empresa de organização de eventos e palestras cobra? O preço cobrado pelo serviço de organização de palestras varia conforme o formato e complexidade do evento organizado. A melhor solução é entrar em contato direto com uma empresa especializada para solicitar um orçamento. Além de simplificar o processo de contratação, a PSA oferece serviços de
A trajetória de Sueli Gonzalez no varejo

Com mais de 20 anos de experiência no varejo, Sueli Gonzalez construiu uma trajetória marcada pela constante adaptação e pelo aprendizado contínuo. Inicialmente formada em jornalismo, sua paixão pela comunicação a levou a transitar para o marketing, onde encontrou seu espaço no varejo. Ao longo dos anos, sua carreira evoluiu para áreas estratégicas, incluindo gestão de cartões de marca própria e, mais recentemente, liderança em recursos humanos e desenvolvimento de pessoas. Do marketing ao desenvolvimento humano Sueli passou muitos anos atuando na área de marketing e atendimento ao cliente, mas percebeu a importância de se aprofundar no desenvolvimento humano. “Entendi que, como líder, precisava olhar primeiro para mim mesma”, comenta. Essa reflexão a levou a uma mudança significativa em sua carreira, culminando na sua atuação atual como head de desenvolvimento humano no Barbosa Supermercados. Na nova função, ela lidera programas estruturados de treinamento e formação de líderes, dentro da chamada Universidade Barbosa, que visa capacitar colaboradores para assumirem posições de liderança dentro da empresa. Os desafios da gestão de pessoas no varejo O varejo é uma área desafiadora quando se trata de contratação e retenção de talentos. Segundo Sueli, um dos grandes desafios é adaptar as estratégias de recrutamento às novas gerações, que buscam flexibilidade e desenvolvimento rápido. “O varejo exige dedicação intensa, trabalhamos de domingo a domingo, e nem todos estão dispostos a esse estilo de vida”, explica. Para enfrentar esse desafio, a Universidade Barbosa criou programas de desenvolvimento que permitem aos colaboradores crescerem na organização. “Seis meses após a contratação, aqueles com boas avaliações podem ingressar nos nossos programas de formação para cargos de liderança”, conta. Atualmente, são quatro turmas por ano dedicadas ao desenvolvimento de líderes, subgerentes e gerentes em treinamento. A evolução da comunicação interna Um dos maiores desafios na liderança do varejo é a comunicação interna, especialmente com equipes operacionais que nem sempre têm acesso fácil a plataformas digitais. “Não podemos usar WhatsApp dentro das lojas e, quando os colaboradores saem, dificilmente acessam nossa plataforma interna”, explica Sueli. Para solucionar esse problema, a empresa implementou estratégias que envolvem os líderes como facilitadores da comunicação. “Trabalhamos com grupos internos de WhatsApp mediados pelos gestores, garantindo que as informações cheguem de forma eficiente.” Liderança no varejo: um novo olhar Sueli enfatiza a importância de uma liderança humanizada e empática. “O que eu aprendi no passado como líder não é o que replico hoje. Precisei me adaptar e ensinar os gerentes a fazerem o mesmo.” Para ela, o foco deve estar na relação com os liderados e na construção de um ambiente onde todos se sintam parte do processo. Ela destaca que os desafios de liderar diferentes gerações no ambiente de trabalho exigem flexibilidade e compreensão. “Cada indivíduo tem uma forma única de se comunicar e se motivar. Precisamos estar atentos a isso para construir equipes fortes e coesas.” O que faz um líder excepcional? Para Sueli, um líder excepcional é aquele que sabe se relacionar bem com sua equipe, que ensina, aprende e inspira. “Liderar é um relacionamento. Teremos dias bons e dias desafiadores, mas nossa missão é guiar a equipe para encontrar soluções e evoluir constantemente.” Ela acredita que a resiliência e a capacidade de ouvir são qualidades essenciais para qualquer gestor. “Você pode entregar um projeto que não ficou perfeito, mas precisa saber rebobinar, ajustar e melhorar sem vaidade. A liderança no varejo familiar também exige flexibilidade para respeitar a cultura da empresa e, ao mesmo tempo, trazer inovação.” A trajetória de Sueli Gonzalez é um exemplo de como a liderança no varejo vai além da gestão operacional. Exige visão estratégica, empatia e a capacidade de se adaptar a um ambiente dinâmico e desafiador. Com foco no desenvolvimento de pessoas e na melhoria da comunicação interna, ela reforça a importância de transformar a liderança em um elemento chave para o sucesso do varejo. Se você deseja aprender mais sobre gestão de pessoas no varejo, continue acompanhando nosso blog para mais entrevistas e insights valiosos!
Uma vida dedicada ao desenvolvimento e conexão com pessoas

Com quase 40 anos de experiência profissional e 22 anos dedicados à CDL Lajeado, Soraide Graf construiu uma trajetória pautada pelo comprometimento e pela paixão pelo que faz. Para ela, a longevidade em uma empresa está diretamente ligada à capacidade de manter o entusiasmo e enxergar valor no trabalho. “Enquanto houver emoção e resultados, vale a pena todo o esforço”, destaca. Do setor público à iniciativa privada: a busca por realização profissional Natural de Arroio do Meio, Soraide iniciou sua vida profissional muito jovem, conciliando estudos com o trabalho na roça, experiência que moldou sua personalidade e resiliência. Sua jornada profissional começou formalmente aos 14 anos, trabalhando com atendimento a agricultores. Mais tarde, passou pelo setor público, onde atuou por vários anos. No entanto, sua busca por realização e liberdade para inovar a levou para a iniciativa privada. Trabalhando inicialmente em uma associação voltada para contadores, Soraide percebeu que sua verdadeira paixão estava na gestão e no relacionamento com pessoas. Essa percepção foi fundamental para sua decisão de ingressar na CDL Lajeado, onde permanece até hoje, desempenhando um papel estratégico na organização. Eventos e projetos que fazem a diferença Entre os projetos que mais a emocionam, Soraide destaca a Convenção CDL Lajeado, um evento que vai além de palestras, promovendo networking e experiências enriquecedoras. “No momento da abertura, preciso me afastar um pouco porque a emoção toma conta. Ver o impacto do evento e o reconhecimento das pessoas faz tudo valer a pena”, conta. Outro projeto marcante é o Espetáculo de Natal, que envolve 200 crianças em situação de vulnerabilidade social. A cada edição, a CDL se empenha para proporcionar figurinos, maquiagem e ensaios de qualidade, garantindo que cada criança se sinta especial. “Teve um ano em que quase não conseguimos financiamento, mas decidimos seguir em frente. No fim, conseguimos os recursos e o evento aconteceu lindamente”, relembra. Gestão de equipe: um equilíbrio entre exigência e acolhimento Liderando uma equipe de sete pessoas, Soraide acredita que o segredo para uma boa gestão está no respeito e na valorização das individualidades. “Precisamos entender as necessidades e os desafios de cada um. Se uma mãe precisa sair para ver a apresentação do filho na escola, por que não permitir? Isso cria um ambiente de confiança e compromisso”, explica. A relação próxima com sua equipe também se mostrou fundamental em momentos de crise, como durante a enchente que atingiu a região em 2024. “Todos se uniram, ajudaram uns aos outros e, mesmo em meio às dificuldades, conseguimos superar o desafio”, conta. O que diferencia um líder excelente? Para Soraide, um bom líder é aquele que guia sua equipe com empatia e inspiração. “Em alguns momentos, estamos na frente, guiando. Em outros, estamos atrás, incentivando e apoiando. O importante é garantir que todos cresçam juntos”, afirma. Ela também destaca a importância do aprendizado contínuo e da capacitação. “O mercado de trabalho mudou. Hoje, as empresas valorizam mais seus talentos porque sabem que reter bons profissionais é essencial. Oportunidades estão por toda parte, mas cabe a cada um aproveitar o momento de aprendizado e crescimento.” Com uma trajetória inspiradora, Soraide Graf é um exemplo de como a paixão pelo trabalho e o respeito às pessoas podem transformar uma carreira. Seu compromisso com a CDL Lajeado e com a comunidade reflete a importância de liderar com humanidade e propósito. Se você deseja acompanhar mais histórias de líderes inspiradores, continue seguindo nosso blog para mais entrevistas e insights valiosos!
Uma carreira moldada pela gestão e inovação

Com quase uma década de experiência na Castrolanda, Rodrigo Hilbert trilhou um caminho marcado pela evolução constante e pelo aprendizado contínuo. Desde sua entrada na empresa como coordenador, ele percorreu diversos degraus até se tornar gerente de negócios, sempre buscando um equilíbrio entre a expertise técnica e a gestão estratégica. Formado em engenharia agronômica, Rodrigo ingressou no mercado de trabalho liderando uma equipe de 14 pessoas logo após a faculdade. Essa transição abrupta da teoria acadêmica para a prática de liderança o levou a desenvolver habilidades fundamentais para gerir pessoas e processos com eficiência. Os desafios da gestão de pessoas Para Rodrigo, um dos principais desafios na gestão de pessoas é a comunicação eficaz. “Vivemos um momento em que todos se comunicam muito, mas pouco se entendem”, afirma. Ele acredita que a gestão à distância exige clareza nas informações e credibilidade para manter o time alinhado e motivado. Outro ponto crucial é a velocidade com que os colaboradores desejam avançar na carreira. “Muitas vezes, os profissionais sentem que estão prontos para subir de cargo, mas ainda não têm todas as ferramentas necessárias”, explica. O papel do líder, segundo Rodrigo, é criar um ambiente propício para que os talentos compreendam onde estão e o que precisam desenvolver para progredir. Estratégias de motivação e crescimento Rodrigo adota reuniões frequentes de análise de atividades, onde sua equipe assume pequenos compromissos em ciclos curtos. “Essas sprints nos ajudam a sentir a energia do time, entender quem está pronto para novos desafios e garantir que todos tenham clareza sobre seus papéis”, comenta. Ele destaca que a proximidade gera confiança e que a confiança é essencial para uma equipe bem-sucedida. Além disso, ele reforça a importância do equilíbrio entre razão e emoção na liderança. “O líder precisa ser justo e transparente, mas também humano o suficiente para entender os desafios individuais de cada membro da equipe”, afirma. O que diferencia um líder excepcional? Para Rodrigo, um líder excepcional é aquele que consegue inspirar e guiar seu time, garantindo que todos compreendam suas trajetórias dentro da empresa. “Não existe profissional ruim, existe profissional mal posicionado”, destaca. Ele acredita que a função do gestor é identificar os pontos fortes de cada pessoa e utilizá-los estrategicamente para potencializar resultados. Outro fator essencial é a construção de sucessores. “Se não tenho alguém no time almejando minha posição, há algo errado. Precisamos preparar as pessoas para crescerem e assumirem novos desafios”, ressalta. A trajetória de Rodrigo reflete a importância de um líder adaptável, que entende a dinâmica do mercado e a necessidade de crescimento contínuo. Sua visão sobre gestão de pessoas e estratégias de motivação demonstra como a comunicação, a confiança e o planejamento são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Se você deseja acompanhar mais histórias de liderança inspiradoras, continue seguindo nosso blog para mais entrevistas e insights valiosos!